Coluna: O rádio em tempos de internet

Coluna: O rádio em tempos de internet

1911271_724674734230263_639307053_o

A internet, que aproxima e ao mesmo tempo isola as pessoas (em suas casas ou celulares) no mundo da comunicação, potencializou as maneiras de interagir. Sobretudo, para o rádio e seus comunicadores.

Como vivemos na era da imagem, as emissoras de rádio lutam bravamente para que se mantenham nos trilhos e com o intuito de continuarem “surfando nas ondas dos ouvintes”.  Quais serão as novidades que este presente/futuro “na velocidade do som” nos reserva? Segundo profissionais experientes, que trabalham no rádio a décadas, a internet veio para somar, interagir e aproximar o conteúdo radiofônico ainda mais dos seus fiés ouvintes.

Quanto a evolução da transmissão por ondas, Éder Luiz, um dos melhores narradores do Brasil e entrevistado desta coluna semana passada, afirmou que que as rádios AM estão com os dias contados graças a constante migração das emissoras para o FM, de maior qualidade sonora. Ele foi categórico em afirmar que o rádio vai continuar sendo um dos principais veículos de comunicação do planeta. E eu concordo com ele. Em qualquer lugar é possível ouvir rádio. No celular, no carro….

Para nossa felicidade, a caixa mágica, modificada com o avanço do mundo tecnológico, aprimorada e potencializada com conteúdos via internet (streaming ao vivo, podcasts e websites das emissoras), vai continuar imperando, nos encantando e informando como sempre. Que assim seja.

 

Twitter: @FabioMonteirotv
Facebook: Fabio E. Monteiro

Compartilhar: