Coluna: O ‘Roda a Roda’ tem que rodar
Olá, queridos leitores! Quantos programas já passaram pela sua TV e após longos anos de existência a emissora decidiu encerrar as atividades da atração? Refiro-me a programas que você sente saudade, que mesmo depois de anos de extinção fariam um grande sucesso. Entretanto, em várias emissoras existem aqueles programas que se saírem do ar, não precisariam mais voltar, não por ser um fracasso, mas por estar desgastado mais do que o suficiente.
Uma das maiores, se não a maior pedra no sapato da programação do SBT tem nome: ‘Roda a Roda’ (agora intitulado de ‘Roda a Roda Jequiti’, porque a Jequiti Cosméticos, uma das empresas do Grupo Silvio Santos patrocina o programa, mas é “O patrocínio”, isso porque o programa não contém intervalos comerciais). Exibido as quartas após ‘Carrossel’ e aos domingos após o ‘Eliana’, o programa não exerce nenhuma diferença significativa na média-dia da emissora, sem ao menos chegar no “Top Five” das principais audiências da casa. O xodó do Silvio tem suas razões, claro: é o programa que coloca a ‘Jequiti’ na casa do telespectador e tirá-lo do ar pode representar queda nas vendas e na curiosidade do público em experimentar os “perfumes das estrelas”, mas TV além do dinheiro precisa de qualidade e cá entre nós, o ‘Roda a Roda’ não possui mais a qualidade de antes, infelizmente.
Além do mais, o programa pode ser considerado a pedra no sapato da programação por algumas razões: nas quartas a audiência entre Rede Globo, SBT e Rede Record é mais acirrada, só perde para os domingos. Depois da novela das nove (hoje, exceção pelo embate entre ‘A Regra do Jogo’ e ‘Os Dez Mandamentos’), a audiência muda de figura e o melhor produto entre Record e SBT pode ser capaz de atingir a liderança contra o futebol morno das quartas da Globo. A novela ‘Carrossel’ chegou a atingir 16 pontos no fim do capítulo quando competia com o futebol, mas a audiência despencava em quase 8 pontos quando O ‘Roda a Roda’ entrava no ar. Hoje, não é muito diferente, mesmo em dias que o programa consegue “segurar” a audiência, com o ‘Programa do Ratinho’ no horário a situação seria mais favorável para o SBT. Durante os últimos meses, a exibição de ‘Os Dez Mandamentos’ conseguiu mudar os números e a quarta-feira é considerada a maior média-dia da emissora da Barra Funda por conseguir empurrar, positivamente, o resto da programação. Aos domingos, o tormento é maior por ser o dia mais concorrido, mudanças na grade de domingo precisam acontecer porque a cadeira do terceiro lugar se tornou cativa para o SBT e a cada domingo a Record se aproxima dos dois dígitos na média dos dois programas de auditório da emissora: ‘Domingo Show’ e ‘A Hora do Faro’, já que o ‘Domingo Espetacular’ atinge os dois dígitos sem dificuldades.
Uma forma de solucionar o problema: bom, como escrito acima, há programas que nós podemos considerar joias esquecidas da casa, como o ‘Show do Milhão’, um sucesso nos seus anos de exibição, que voltou anos atrás sem força, mas por razões de falta de planejamento da emissora e não pelo desgaste do programa. Os consultores e clientes da ‘Jequiti’ poderiam participar do programa que ocuparia apenas os domingos para liberar o horário das quartas para o Ratinho começar mais cedo. O SBT não sairia perdendo, tão pouco a ‘Jequiti’ e muito menos o mais importante, o telespectador.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaPCarvalho

