Coluna: O seu “Domingão” mais do mesmo
Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna TV Nobre da semana! Qualquer programa de auditório, semanal ou diário, merece investimentos para que não ocorra desgaste e não acabe no decorrer dos dias de exibição um programa “mais do mesmo”. Mas, e quando o programa sofre mudanças no cenário, nos quadros e mesmo assim nada muda? Hoje, vamos tratar do “Domingão do Faustão” que sofre para manter uma audiência estável, mesmo que permaneça há anos, na média do programa, na liderança isolada de audiência.

Nem tudo são flores na emissora do Rio de Janeiro. Além da crise da novela “Babilônia” (em plena comemoração dos 50 anos da emissora, uma novela sem apelo popular, sem retorno de audiência e extremamente cara permanecer no ar demonstra a falta de criatividade da alta cúpula global), os domingos da emissora estão cada vez mais preocupantes. Talvez no próximo ano o programa “Esquenta” esteja fora do ar pela baixa audiência em São Paulo, o principal alvo dos anunciantes e, logo, das emissoras (que em momentos como estes não pensam como uma rede de televisão deveria pensar). Além do programa de Regina Casé, o “Domingão” também não vive o seu melhor momento. Mas o programa com audiência ou não é garantia de que não sairá do ar, principalmente por ter Fausto Silva no comando da atração.

Na atual temporada do programa do Faustão, várias novidades já passaram pelo palco, além das personalidades que passam pelo “Domingão” quando estão em destaque na TV. Quadros como “Ding Dong” e “A Bailarina do Faustão” (que deveria ser mais criativo e organizado), deixaram a desejar tanto na repercussão quanto na audiência. Diferente de quadros mais antigos como o “Quem Chega Lá?” ou o recente “Iluminados” que são excelentes.
Algumas formas de você notar a baixa audiência na Globo, quando um quadro do programa ou quando um teaser do próximo capítulo da novela é exibido durante os comerciais. Às vezes não há salvação com teasers e acabam por desistir da divulgação. A Rede Globo imaginava uma audiência dentro dos 20 pontos para reforçar a audiência do Fantástico que segue bem para o atual padrão da emissora, mas não surtiu efeito. A audiência não foi à esperada. Ultimamente, a maioria das atrações da Rede Globo sofre com a baixa repercussão nas ruas, com exceção de “I Love Paraisópolis”.
No atual momento, Fausto Silva vê de perto os programas: “Eliana” e “A Hora do Faro”. Ocasiões que estão se tornando rotina é ver o Domingão por alguns minutos em segundo lugar, com Eliana ou Rodrigo Faro a frente do tradicional programa da Globo. Mesmo com o novo cenário, os quadros novos a situação não muda.
Ultimamente, o “Domingão do Faustão” parece o “Vídeo Show”, dá audiência quando algum ator de uma novela que está explodindo de audiência vai ao palco falar da vida pessoal ou dos bastidores da novela.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.

