Crônica – O grande segredo dos 34 anos do SBT

Crônica – O grande segredo dos 34 anos do SBT

Julioo12

Nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2015, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), completa 34 anos. E é justamente nesta data tão importante para os sbtistas que vou abrir meu coração e falar tudo que sempre senti por este meu irmão que hoje completa três décadas e quatro aninhos de existência. Por inúmeras vezes tive que me calar, porque muitos em minha volta achavam brega esta paixão. Mas hoje, sinto que é a hora de revelar o segredo desta empatia.

Lembro-me como se fosse hoje, como começou este nosso caso. Ainda criança, acompanhava todos os domingos na casa do meu avô a programação do SBT. Ele adorava o Silvio Santos e foi aí que comecei a me apaixonar por você SBT. Foi amor a primeira vista. Meu avô morreu em 1998, sem realizar o seu sonho: conhecer Silvio Santos e ganhar na Tele Sena (sonhos igualmente quase impossíveis para quem nasceu no interior de Santa Catarina).

Já eu, cresci me identificando com os programas da emissora e sempre buscando a realização dos meus sonhos. O maior deles, meu avô não teve oportunidade, mas ao completar dos meus 23 anos tenho orgulho em dizer que o realizei. Um dia inesquecível, onde pude conhecer a fábrica de sonhos que embalou minha infância e me fez feliz num tempo em que a internet ainda era coisa de outro mundo. Foi você SBT que me mostrou o mundo de uma outra forma, que me fez rir, chorar e se apaixonar.

sbt34

Conheci o SBT em 2009, quando organizei o primeiro encontro nacional de sbtistas. Na época era moderador da comunidade do SBT Oficial no Orkut. Por um período cheguei a estagiar no CDT e no início de 2011 fui convidado para organizar o segundo encontro nacional de sbtistas. Numa das oportunidades avistei de longe meu maior ídolo: Silvio Santos; o cara que me fez ser hoje um jornalista e que reflete a história destes 34 anos do seu “sistema”. Sim, meus caros, sistema e não rede. Este sempre foi um grande diferencial desta emissora. Enquanto que as “redes” estão unidas apenas para que haja a transmissão do conteúdo em cadeia nacional, o sistema faz questão de que cada célula (emissora) se una e forme em conjunto o seu órgão (conteúdo) formando assim uma “sociedade”.

O SBT sempre foi diferente. Nunca quis ser a Globo, sempre buscou o diferente e conquistou os brasileiros pela sua humildade e cumplicidade. E tudo se construiu através do sonho daquele camelô, nascido na Lapa, no Rio de Janeiro, que com todo seu talento e retórica ensinou o povo deste país de que todos deveriam abrir as portas da esperança, mesmo quando era impossível. Este mesmo maestro orquestrou sua banda de forma tão alinhada que revelou e atraiu grandes estrelas que seguiram a risca seus ensinamentos e juntos construíram a trilha sonora da vida de milhões de brasileiros como eu.

Com todo respeito, esta magia certamente não é tão forte em outras emissoras. Já ouviu falar em globistas, bandistas ou recordistas? Estes últimos nasceram sob provocação dos sbtistas. Longe de mim ser egoísta, mas esta paixão é exclusiva de sbtistas e o motivo parece muito claro, mesmo que para uma parte dos brasileiros isso seja brega. E isso não é ruim. Silvio Santos é ao mesmo tempo brega e elite.

O SBT nasceu de um sonho para ser a esperança de um povo. Nasceu numa época onde o Brasil tinha um futuro incerto, em que a figura do seu líder maior inspirou toda uma nação. Não foi por acaso que ele quase se tornou presidente do Brasil. Silvio Santos deu esperança para seu povo, fez sua fortuna de uma forma clara e limpa, não precisou enganar o povo, nem fazer uso de “dinheiro santo”. O rei da TV brasileira construiu um império, vendendo sonhos, fazendo o Brasil rir e se emocionar. E é por isso que ainda hoje ele é um ídolo para diversas gerações e em seus 84 anos, muito bem-vividos, continua sendo um exemplo de que a porta da esperança sempre deve ser aberta no coração de cada brasileiro.

silviosbt

Mas qual é o segredo de toda esta magia e dos 34 anos de sucesso da TV mais feliz do Brasil? Estaria nos fãs a resposta? Para quem já visitou o Complexo Anhanguera e já percorreu os bastidores desta fábrica de sonhos, certamente já ficou muito perto dele. O segredo do SBT está em nossos olhos e em nosso coração. Foi assim que o SBT conquistou milhões de fãs, seja pelos domingos inesquecíveis na TV brasileira ou pela sua programação simples e popular, seja pelo sorriso e pelo orgulho de cada funcionário, seja pela fantástica história do seu fundador ou ainda, pela simplicidade de ser diferente.

Uma TV feita por e para brasileiros e que não tem medo em dizer que é há 34 anos a TV mais feliz do Brasil. E é por tudo isso, que hoje eu também me orgulho em fazer parte desta história, compartilho centenas de vezes e aqui declaro publicamente: Te amo SBT. Obrigado por tudo!

 

Júlio César Fantin
@jcfantin

* Júlio César Fantin é jornalista, assessor de imprensa e escritor. Trabalhou em empresas de comunicação do Sul e Sudeste do Brasil. È editor do www.ouvintes.com.br, site segmentado ao meio rádio e colunista do Bastidores da TV.

Compartilhar: