Exclusivo: Novos dados oficiais revelam nova batalha entre operadoras de TV paga e Simba (SBT, RecordTV e RedeTV)

A briga entre a Simba Content (SBT, RecordTV e RedeTV) e as operadoras de TV paga esquenta a cada dia. Se de um lado, dados com fontes questionáveis são utilizados para inviabilizar as negociações, do outro, dados oficiais e exclusivos obtidos pelo Bastidores da TV, mostram um novo raio-x de toda a batalha. Há muitos interesses envolvidos e desde o início, o mercado e a Simba, sabem que este processo só deve ter uma conclusão num médio prazo.
Se nos primeiros dias, o desligamento do sinal analógico na Grande SP e Brasília, fez com que a queda de audiência prejudicasse emissoras da TV aberta e tal queda serviu para erroneamente se difundir a informação de que o corte dos sinais dos canais da Simba, nas principais operadoras de TV por assinatura (exceto a Vivo TV – que transmitiu o sinal até 12/05), tiveram amplo impacto negativo para SBT, RecordTV e RedeTV, cinco semanas depois, o jogo virou. A forte campanha realizada pelas emissoras fez com que, mesmo com a queda na TV paga (que na Grande SP, coincidentemente ocorreu no mesmo dia do apagão analógico), as três emissoras conseguissem recuperar as perdas e ainda ampliar seus números, devido ao avanço de domicílios que hoje já contam com a TV aberta digital e de graça.

Dados obtidos em primeira-mão pela coluna, mostram uma outra realidade nos bastidores de audiência dos canais abertos, através de relatórios da Kantar Ibope, no PNT (Painel Nacional de Televisão), de acordo com a aferição referente as 24h. É importante considerar os dados das 7h às 0h, mas não se pode desprezar a audiência das 0h às 6h, que correspondem a uma cidade como Belo Horizonte (2,5 milhões de telespectadores) em média, assistindo TV neste horário. Sendo assim, os dados comparativos entre março e abril de 2017, mostram que as quedas registradas no PNT, são muito menores do que parte da imprensa ventilou. O SBT teve queda de 4% (-0,2 pontos), a Record 8% (-0,4 pontos), a Globo 2% (-0,3 pontos) e a Band cresceu 4% (mesmo assim, não obteve variação simbólica em sua média). A PayTV (telespectadores que assistem os canais através da TV paga), cresceu apenas 6% (+0,5).
É importante destacar também os dados do PNT – 24h, nos últimos 12 meses, considerando as quatro maiores audiências da TV aberta e o desempenho da soma dos canais da PayTV (TV paga). Comparando março com abril deste ano, a TV paga subiu de 7,7 para 8,2 pontos. A Globo caiu de 14,4 para 14,1. A RecordTV caiu de 5,6 para 5,2. O SBT caiu de 5,3 para 5,1. Já a Band permanece com 1,5 pontos, variando positivamente nas casas decimais.
EVOLUÇÃO DE AUDIÊNCIA – PNT – 24H – 06 às 30h (FONTE: KANTAR IBOPE)

Comercialização de mídia x Audiência
Outro fato importante, apurado pela coluna, é que as emissoras de TV Aberta não comercializam suas mídias, por tipo de sinal de transmissão (Terrrestre, PayTV, Parabólica, meios digitais (mobile, PC e tablets) e sim pela totalidade do alcance. A análise dos domicílios de TV PayTV não faz sentido se não ponderar os números, pois as audiências oriundas de domicílios de TV Aberta e PayTV (TV paga), não são iguais em termos de peso. O universo de domicílios e de telespectadores da TV aberta é inúmeras vezes maior do que da TV paga e Parabólicas, por isso, cada dispositivo possui relatório específico de audiência. A análise correta é que as três emissoras de TV tiveram um impacto significativo nos domicílios com PayTV, num primeiro momento, contudo após cinco semanas, a recuperação da audiência foi total, compensada pelo aumento surpreendente da audiência dos domicílios de TV Aberta e a recuperação das audiências crescente e continua nos domicílios de PayTV, conforme indica uma planilha interna de dados de audiência da Kantar Ibope, também considerando o PNT -24h, onde se consideram os domicílios com e sem TV por assinatura e seus respectivos índices, nas últimas seis semanas. Esses dados também foram obtidos com exclusividade pelo colunista.

TV aberta x TV paga
Após o apagão analógico na Grande SP, a audiência nos domicílios “sem PayTV” aumentou para SBT, RecordTV e RedeTV, segundo dados do PNT – 24h (Kantar Ibope), o que em tese prova o sucesso da conversão da TV para o sistema digital e a excelente qualidade do sinal aberto. Outra grande capital que entra no PNT é Brasília, a primeira a ter o apagão analógico e assim como a Grande SP, já se adaptou com a nova tecnologia. Dados do EAD (gestor dos kits para TV Digital), mostram o percentual de domicílios já adaptados a receber o sinal digital. Na Grande SP, em abril, 95% dos domicílios já contavam com seus televisores prontos para receber gratuitamente o sinal aberto digital. A tendência é de crescimento e novos dados serão divulgados no fim do mês. Um fator de risco ao mercado de TV por assinatura é a diferença de imagem com a TV aberta que transmite seu conteúdo em 14 a 18 Mbps (megabits por segundo), contra algo entre 3 e 6 Mbps que as TVs pagas transmitem, uma grande diferença de qualidade de imagem e som. Quem assinava a TV paga, por uma melhor qualidade de sinal da TV aberta, hoje com a TV Digital, já percebeu que é mais barato comprar um conversor e antena digitais, do que pagar altas mensalidades e ainda receberem uma qualidade bem inferior desses canais do que já é oferecido gratuitamente pelo sinal aberto.
Vivo TV utiliza “exclusividade” para ampliar vendas, mas retira canais do ar

O Bastidores da TV, também teve acesso aos panfletos utilizados pela operadora Vivo TV, a única grande que não teve o sinal de SBT, RecordTV e RedeTV cortado, até 12/05, por ter aceitado desde o início uma negociação com a Simba Content, que visa tratar da remuneração do sinal digital das três emissoras que é cedido para as operadoras de TVs via cabo e satélite. A expectativa era de que a Vivo TV, ampliasse sua participação no mercado, mas em decisão surpreendente, a operadora também decidiu cortar o sinal das três emissoras, a partir de 10/06, informa comunicado veiculado nesta sexta (12/05), informando que não houve acordo entre as partes.

As operadoras Net, Claro TV e Oi TV também ainda não se acertaram em definitivo com a Simba e já não transmitem o sinal desde 30/03. A Sky continua a única a não querer sequer dialogar. Sem avanços significativos, o mercado aguarda qual será o novo reposicionamento da Simba.
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