Líder: Celso Portiolli completa 10 anos no comando do “Domingo Legal” e faz marca voltar a ser uma das mais importantes do SBT

Líder: Celso Portiolli completa 10 anos no comando do “Domingo Legal” e faz marca voltar a ser uma das mais importantes do SBT
Domingo é dia de alegria. Portiolli conseguiu imprimir seu jeito peculiar de fazer TV, em um dos programas mais tradicionais do SBT.

De acordo com dados prévios da Kantar Ibope, na Grande SP, o “Domingo Legal” foi líder isolado em diversos momentos contra o “Esporte Espetacular” e o “Tamanho Família”. Foram 50 minutos de liderança. O programa que não perde para a Record desde novembro, alcançou a vice-liderança isolada com 8,7 pontos e 10,3 de pico. A Globo foi líder com 10,1 pontos e a Record ficou em terceiro com 5,0 pontos. O “Domingo Legal” também foi vice-líder isolado neste domingo (14), no Rio de Janeiro com 7,7 pontos e em Porto Alegre com 8,4 pontos, segundo a prévia.

O Domingo volta a ser Legal

Há exatos dez anos, naquele domingo de 12 de julho de 2009, Celso Portiolli assumiria o maior desafio da sua carreira, substituir Gugu Liberato no comando de um dos programas mais importantes da história do SBT: o “Domingo Legal”. Gugu havia assinado com a Record e Silvio Santos chamou Portiolli para lhe propor o desafio de comandar a atração que em seus áureos tempos conseguia bater o “Domingão do Faustão” em audiência. A guerra pelos números, no entanto, fez com que Gugu e sua equipe cometessem um erro quase que mortal para qualquer programa. O caso conhecido como a “Farsa do PCC”, onde atores teriam sido contratados para concederem uma falsa entrevista com supostos líderes da maior facção do país, com graves ameaças direcionadas a importantes celebridades.

Depois do episódio, Gugu continuou no comando da atração, a qual comandou durante 16 anos, porém a credibilidade foi amplamente afetada. A saída de Gugu poderia enterrar de vez uma marca tão valiosa e importante para a emissora. Portiolli, ao receber o convite, sabia da responsabilidade que estaria em suas mãos. Um bom desempenho seria um salto gigantesco em sua carreira, outrora, um tropeço poderia manchar sua imagem para sempre. Gugu era o natural substituto de Silvio Santos. Hoje, embora a imprensa faça tanta questão de colocar os integrantes da Família Abravanel como herdeiros também dos domingos do SBT, Celso Portiolli se encaminha como o grande favorito para assumir em breve mais esse grande desafio.

Dez anos depois de assumir comando do “Domingo Legal”, Celso Portiolli volta a incomodar a Globo em audiência.

O “Domingo Legal”, entre momentos de liderança e uma complicada fase em terceiro lugar, por muito pouco não foi extinto. Com o tempo, perdeu duas horas de duração para desenhos da Disney e desde que retornou a ter suas quatro horas ao vivo, contou com a ajuda da Record TV que se autoboicotou diminuindo o espaço e o prestígio de Geraldo Luís e seu “Domingo Show”, que conseguia facilmente vencer a Globo em audiência. Em sua nova fase, Portiolli resgatou dois formatos de sucesso que ele já havia apresentado no SBT (“Passa ou Repassa” e “Xaveco”) e tudo se encaminha para que nos próximos meses, o formato do “Curtindo uma viagem” também seja incorporado ao programa. Se Gugu imprimiu sua marca com quadros inesquecíveis como o “Sentindo na Pele” e a polêmica “Banheira do Gugu”, Portiolli imprime hoje o seu DNA na atração, ressuscitando o “Domingo Legal”, uma marca que diferente da atual fase, em que figura como um dos grandes destaques de audiência, assumindo a liderança em diversos momentos, além de ser um produto rentável (campeão de merchandising), já chegou a ser um monte de cinzas.

Domingo é dia de alegria. Portiolli conseguiu imprimir seu jeito peculiar de fazer TV, em um dos programas mais tradicionais do SBT.

Em seu programa de dez anos no comando do ”Domingo Legal”, Celso Portiolli mostrou que o programa hoje não precisa mais de Gugu e que sua imagem agora reflete o seu jeito peculiar de fazer televisão. Domingo é dia de alegria e não de chororô e apelação. O SBT aprendeu com os erros e agora colhe os frutos por não ter desistido de Portiolli. Antes tarde do que nunca, o nosso domingo voltou a ser legal!

Siga/Participe:

*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV

E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin

 

Compartilhar: