Coluna: Se eu fosse o diretor…. Mudaria o “Bom Dia & Companhia”
Encaminhada para a diretora do Bom Dia & Cia, Silvia Abravanel.
Introdução antes da consultoria para a diretora:
Com 21 anos de idade, o “Bom Dia e Companhia” foi um dos grandes destaques da programação infantil no SBT. Diversos desenhos, apresentadores e quadros já passaram pelo matinal, que já chegou a figurar entre as principais audiências do canal.
O programa foi criado em 1993 e, no início, apresentava desenhos e quadros educativos em que havia artesanato e confecção de brinquedos, com o uso principalmente da tesoura (“sem ponta”, como dizia a primeira apresentadora do “Bom Dia e Companhia”, Eliana).
Desenhos como Scooby Doo, Ben 10, As Meninas Super Poderosas, Naruto e entre outros fizeram sucesso com a criançada, garantindo, muitas vezes, índices de audiência que chegavam a superar a Record, com a sua consolidada grade matinal de jornalismo e a Globo, que também exibia desenhos até o ano de 2012, quando a emissora estreou o matinal “Encontro com Fátima Bernades” (encerrando assim as exibições diárias da “TV Globinho”).
Entretanto, falta de investimentos em novos desenhos, alguns são exibidos há mais de 10 anos, e no programa em si, de uma nova forma de faturar mesmo com limitações impostas pelo governo e uma queda nos índices de audiência, podem fazer com que um programa vencedor, a mais de duas décadas, acabe saindo do ar, como as emissoras concorrentes fizeram. Quando tiraram do ar os seus programas infantis e colocaram revistas eletrônicas que conseguem faturar bem, sem as limitações do governo, e dão uma audiência relativamente satisfatória.
Por isso, o “Se Eu Fosse o Diretor” de hoje irá aconselhar e dar uma consultoria para a diretora do programa, Silvia Abravanel. Nesse caso, ela pode usar todas as idéias para reformar o “Bom Dia e Companhia”, basta comunicar ao site que nós autorizamos.
POR QUE AINDA INVESTIR NOS PROGRAMAS INFANTIS
O primeiro motivo é que todas as outras emissoras não estão investindo, exceto a Rede TV, que pretende criar um programa para o Patati e Patatá nas manhãs do canal. Se a maioria não investe, o SBT pode garantir uma espécie de monopólio da audiência infantil no horário e ofertar uma opção para o público que não quer ver o “Encontro com Fátima”, o “Hoje em Dia” ou o “Você na TV”. Além disso, mesmo que não pareça uma revista eletrônica, nesse horário, pode não garantir o faturamento que todos canais almejam com uma. Por quê ? Por que todos estão fazendo uma revista eletrônica nas manhãs. Assim a procura dos anunciantes fica dispersa em mais de quatro programas desse estilo nestas emissoras. Além disso, o custo para manter uma revista eletrônica é maior do que de um programa infantil, pois necessitam de uma equipe maior, reportagens não recicladas, um time de apresentadores, quadros de custo um pouco elevado. Só compensa se o programa se vender. É um investimento de risco. No caso do “Bom Dia & Cia”, os anunciantes infantis não costumam anunciar em revistas eletrônicas ou programas de variedades, por isso, se tiver só um ou dois canais que exibem programas infantis o dinheiro estará mais concentrado. Vamos ver quem anuncia no “Bom Dia & Cia”: Nestlé (Chamyto), Danoninho, Mattel, várias marcas de sapato infantil e até anunciantes de públicos femininos que fazem questão de anunciar no programa. Claro que o problema é que o governo e as entidades que regulam a publicidade proibem várias formas de merchandising, mas, para isso, existem formas de fazer o programa render sem desrespeitar as leis.
COMO FAZER O PROGRAMA FATURAR MUITO MAIS SEM DESRESPEITAR AS LEIS
Uma forma de fazer o programa faturar é fazer como nas novelas infantis do SBT, que contém alguns merchandisings dentro da novela. Entretanto, elas não tem foco totalmente direcionado para o infantil. Nesses merchans há somente a participação de adultos, com talvez uma aparição muito rara de crianças. Uma das soluções para o programa faturar mais é a criação do quadro “HORA DE…”, em que seriam dadas dicas de limpeza, nutrição, beleza e artesanato infantil. Teriam o apoio de empresas de comida, de material escolar ou de escritório e marcas de higiene pessoal, como cremes dentais, escovas de dente, de sabonete e entre outras marcas. O quadro seria exibido antes de entrar o intervalo do “Bom Dia & Cia” (ou dizendo que já entrou o intervalo) e seriam seis segmentos desse quadro. “Hora do Sorriso” (em que haveria dicas de higiene dental e teria o apoio de uma marca de pastas e escovas), “Hora do Artesanato” (em que um adulto em três minutos ensinaria a confeccionar brinquedos, a fazer desenhos legais e outras coisas, e teria o apoio de marcas de material escolar e de escritório como a Bic ou de lojas que vendem isso, como a Kalunga), “Hora do Rango” (em que uma nutricionista daria dicas de alimentação e de nutrição e teria o apoio de marcas diversas, de comidas, sucos e entre outros), “Hora do Bichinho” (em que um especialista em animais daria dicas de cuidados, mostraria vários bichos e teria o apoio de empresas de comida para cão, de cuidados para animais etc.), “Hora da Conforto” (em que especialistas de conforto dariam dicas de como ficar confortável durante várias atividades e teria o apoio de marcas de cadeiras, sofás e camas) e “Hora da Limpeza” (em que o Chico levaria a roupa de uma das crianças do “Bom Dia e Cia” para uma lavanderia e daria dicas do que utilizar para lava a roupa corretamente e teria o apoio de uma marca de sabão em pó).
Além disso, o programa pode criar um mascote para vender bichos de e brinquedos diversos. Vou sugerir algum mais tarde.
NOVO CENÁRIO
O “Bom Dia e Companhia” está a muito tempo com o mesmo cenário e se as minhas dicas para o programa faturar derem certo ele poderá investir parte do dinheiro para um novo plano de fundo, que teria até uma cortina para apresentações de grupos teatrais infantis, de mágicos, palhaços, cantores, etc., que se apresentariam em troca de divulgação.
O cenário ficaria assim:
MASCOTE
Um mascote para o programa pode fazer o “Bom Dia e Companhia” ter uma identificação ainda maior com o público infantil, faturar por meio da venda de produtos temáticos e concorreria com o Louro José, que foi criado para que o programa feminino de Ana Maria Braga também tivesse um público infantil.
A minha sugestão de mascote é um animal brasileiro, que é o mascote da copa, mas é tipo o primo pobre deste. O nome dele é TATU BOLA. Ele fica chateado quando chamam ele de Fuleco e conta piadas, charadas, e também iria interagir por telefone com os telespectadores que ligam para o programa.
O Tatu Bola não seria azul e poderia até ter um concurso para eleger o nome do mascote do “Bom Dia e Cia”. O “Bom Dia” tinha o Melocoton como pet, por que não podem voltar com outro?
NOVOS DESENHOS, PRINCIPALMENTE OS DE HUMOR DO “CARTOON NETWORK”
O “Cartoon Network” retomou a liderança na TV a cabo, principalmente com novos desenhos que vão desde produções brasileiras até o estilo de humor na “Sessão HaHaHa”. Desenhos de humor conquistam todos os públicos, indo do infantil até o adulto, do masculino até o feminino. São vários que podem entrar para o “Bom Dia e Companhia”, como o O Incrível Mundo de Gumball, a Hora de Aventura, Mad e Apenas um Show; além de produções nacionais como Turma da Mônica Jovem e o novo desenho do Carrossel, etc.
Tentaria comprar o desenho Bob Esponja para exibir no “Bom Dia” e iria acabar com desenhos totalmente voltados ao público feminino, como Clube das Winx, Barbie e entre outros. Deixaria em revezamento produções exibidas a mais de 10 anos, como Duck Dogers, e passaria desenhos de muita comédia, que não são exibidos a muito tempo no SBT, como Eu Sou o Máximo, a Vaca e o Frango e Turma do Bairro.
“O Bom Dia e Companhia” deve atender a vários públicos e por isso desenhos com humor podem ser usados.
O RETORNO DAS SÉRIES AO “BOM DIA”
O retorno de séries para o “Bom Dia e Companhia” pode ser benéfico para o canal e poderiam passar das 11:45 às 12:45h, intercaladas com brincadeiras, como os seriados novos Sam e Cat, As Visões da Raven e outros de humor, mas que conquistem as crianças e jovens que estão no horário.
APRESENTAÇÕES
Se fizessem um novo cenário como eu sugeri, terá uma coxia e uma cortina para apresentações. Elas seriam diárias, como faziam o Patati e o Patatá no “Carrossel Animado”. Então o Matheus Ueta e a Ana Vitória iriam anunciar a apresentação de algum mágico, cantor, grupo de teatro infantil, palhaço, comediante leve, um grupo de dança, etc., que em troca de divulgação iriam se apresentar.
BRINCADEIRAS DA ROLETA E DO TELEFONE
As brincadeiras da roleta devem continuar, mas com uma variedade maior de tipos de brincadeiras, dando ênfase a novas ideias. Poderia ter alguma brincadeira no telefone do tipo: “o que tem dentro da mochila do Matheus?”. Quem acertasse ganharia um Playstation ou 2000 reais. E o Tatu Bola iria negociar com a criança ou o jovem um valor para ela desistir.
Assim termina o “Se eu Fosse o Diretor” dessa semana. Na próxima falo sobre o “Pânico na Band” e o que devem fazer para terem uma audiência maior.
Minhas redes sociais:
@matheus_valadao (Twitter)
@laurofontana (Twitter de um personagem que eu criei e que posso utilizar posteriormente aqui)
www.comediacentral.blogspot.com (Blog de humor independente criado por mim. Não posto muito lá, mas, misteriosamente, sempre tenho bons acessos nesse site)
matheus@bastidoresdatv.com.br (Meu e-mail no Bastidores da TV)
mvlopes95@gmail.com (Meu g-mail)






