“Sem querer, querendo”: SBT acerta com jornalismo ao vivo nas madrugadas e audiência comprova

“Sem querer, querendo”: SBT acerta com jornalismo ao vivo nas madrugadas e audiência comprova

Em 20 de setembro de 2016, estreava nas madrugadas do SBT, uma das grandes apostas de Silvio Santos. O “SBT Notícias”, hoje comandado por Karyn Bravo, Analice Nicolau, João Fernandes e Cassius Zeilmann, de domingo a domingo, sempre ao vivo, por mais de 4h consecutivas. Em apenas nove meses, o telejornal não só manteve a vice-liderança no horário, como também ampliou os números de audiência, segundo dados obtidos com exclusividade pela coluna.

Para efeitos comparativos, na terça-feira (29/06/2016), o SBT atingiu 1,9 pontos com as séries “Dois Homens e Meio” e “Mike e Molly”. O “Okay Pessoal” atingiu 2,1 e as reprises do “Jornal do SBT” atingiram 2 pontos. Um ano depois, na terça-feira (27/06/2017), mesmo ainda fora da TV paga (retorno previsto para 01/07), o “SBT Notícias” atingiu 3,0 pontos na primeira hora, 2,6 na segunda, 2,9 na terceira e 2,6 pontos na última hora. E não se trata de um dia isolado, pois comparando os dados de 12 meses atrás, com os atuais, podemos ver que a audiência do jornal é bastante fiel. Nesta quinta-feira (29), o programa atingiu 3,5 pontos das 02h as 03h e 2,8 pontos das 03h as 06h. Os dados são consolidados da Kantar Ibope para a Grande SP. Com direito a diversos picos de liderança e uma série de furos jornalísticos no currículo, o “SBT Notícias” se tornou uma grata surpresa da emissora, mantendo médias sempre próximas de 3 pontos, em toda a madrugada, números bem superiores dos obtidos com entretenimento e cada vez mais próximos da emissora líder.

“SBT NOTÍCIAS” é transmitido de domingo a domingo, após a linha de shows da emissora, sempre ao vivo, durante toda a madrugada.

Com uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, o jornal tem um custo relativamente baixo. Em média, seus ancoras recebem cerca de R$ 10 mil, com exceção dos apresentadores mais antigos que foram deslocados para o programa. O forte do jornalístico é trazer as últimas notícias da noite e da madrugada, mesclando com os demais fatos do dia. Uma equipe de reportagem sempre está disponível para entrar com links ao vivo pelas ruas da capital paulista e quando a notícia factual atinge outras capitais, o telejornal também abre link ao vivo, como vem ocorrendo com o SBT Rio e o SBT Brasília. Os correspondentes internacionais também participam ao vivo, em coberturas especiais.

Foi “sem querer, querendo” que o “SBT Notícias” chegou e já colhe bons resultados. Mesmo que aposte no público rotativo, repetindo as mesmas notícias a cada hora. Uma mesma informação acaba sendo passada de forma diferente pelos apresentadores e pode ser atualizada com novos dados. O factual ganha prioridade, sempre que a notícia tenha um grande impacto. Ainda faltam alguns ajustes, como a criação de um “GC mais all news”, incrementar o conteúdo com pautas como as manchetes dos jornais e as notícias em um minuto, com o que é notícia no momento, além de aproveitar mais o material das emissoras da rede, evitando o máximo a repetição de reportagens. É um horário, onde a interatividade com o telespectador pode também ser melhor explorada.

Vale lembrar que o horário das 0h as 6h, segundo o PNT, da Kantar Ibope, tem um público médio de 2,5 milhões de telespectadores, o equivalente a população de Belo Horizonte. Nada mal! Logo, a TV não pode mais virar as costas para o público “madrugueiro”. Há grandes cidades que não dormem. Foi o tempo que as emissoras saíam do ar neste horário e hoje tem quem só assista TV, justamente na madrugada. É preciso o mercado rever seus conceitos e considerar a audiência 24h, como o real padrão televisivo. A partir do momento que as empresas anunciarem nesta faixa, as emissoras poderão investir ainda mais em qualidade.

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