Silvio Santos sofre “primeiro impacto” com revelação de vidente

Silvio Santos recebeu em seu programa, neste domingo (26), uma vidente que mais parece sbtista. Revelou algo que muitos já sabem faz tempo. Silvio deve deixar os negócios um pouco de lado e cuidar da sua vida pessoal. O apresentador até brincou com a situação, dando a entender que isso a mídia já diz todo dia. E a mulher está certa, mesmo que com toda teimosia, Silvio não aceite ouvir criticas, ainda mais, logo num primeiro impacto.

Mexer numa grade de programação, de uma emissora de grande porte, requer planejamento. Silvio quer brigar pela vice, mas tropeça em sua impaciência. O “Primeiro Impacto”, jornal de três horas de duração, nas tardes do SBT, que estreou na última quinta-feira, de surpresa, quatro dias antes do programado e o exemplo mais recente. Silvio justificou a decisão, defendendo ser uma “estratégia” para que a RecordTV não se armasse no horário. A concorrente, no entanto, segue intacta em seu posto de vice. Quem deveria ter se armado, era o SBT, estreando um produto de qualidade, com divulgação, planejamento e investimentos. A troca de público na faixa já era esperada, mas a conquista de um novo telespectador, no início da tarde, requer tempo e uma estratégia mais agressiva.
Peguem o SBT Rio como exemplo. A emissora sabe muito bem divulgar sua programação e ainda por cima, tem um jornalismo que deveria ser espelho. No SBT SP, sua cabeça de rede, a prioridade é divulgar seu slogan “A Cara do Brasil”, do que a própria programação.

Com o mesmo cenário e pacote gráfico de todos os jornais da emissora, o programa já peca pela sua estética. Um cenário que nada combina com seu horário. Um tom azulado forte que se opõe a “Lei da Inércia”. Dudu Camargo e Marcão do Povo até tentam prender o telespectador, mas a audiência não depende apenas deles.
Na edição desta segunda-feira (27), o telespectador já pode acompanhar uma menor repetição de conteúdo e sete links ao vivo, durante o horário. Nada mal, para os padrões do SBT, emissora de grande porte, mas que teima se considerar pequena, com algumas atitudes que soam amadorismo. É inadmissível que o jornalismo seja hoje quantitativo na grade, sem se priorizar a qualidade. O SBT, inclusive, é a única das grandes redes que prefere não deixar um helicóptero atrás da informação, porque isso poderia prejudicar o enxuto orçamento mensal, destinado ao departamento de jornalismo. Se até a Globo já teve patrocinador para seu Globocop, porque não recorrer a este recurso, se a verba é limitada? Além disso, todo o departamento necessita ser impactado com urgência. Investir forte nas equipes, equipamentos, cenários e na liberdade editorial. O resultado se conquista com o tempo e com serenidade.
Em termos de audiência, o “Primeiro Impacto”, conquistou nesta segunda (27), de acordo com dados prévios da Kantar Ibope, na Grande SP, média de 4,9 pontos e picos de 6,4, no horário apresentado por Dudu, que ficou por cerca de 20 minutos na segunda colocação. Já na média de Marcão, a emissora alcançou 3,6 pontos e picos de 4,3. Teve antipicos de 2,9. Com desenhos e séries, a audiência era superior, porém deve-se considerar que o SBT hoje busca um novo público para a faixa. Mas para isso, muitos ajustes são necessários, como a profissionalização do seu departamento de jornalismo.
Investir, também é um caminho para se alcançar credibilidade. É isso que Silvio Santos deve perceber e nem precisaria de uma cigana, taróloga ou qualquer tipo de vidente para isso.
Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin
