Silvio Santos utiliza estratégia da Record contra a Globo para combater concorrente
O bispo Edir Macedo, ao adquirir a RecordTV, iniciou um processo de expansão e investimentos, “a caminho da liderança”. Durante muitos anos, a emissora ligada ao bispo da Igreja Universal quis vencer a Globo tentando imitá-la. Contratou estrelas das concorrentes e criou programas muito semelhantes. A tática fez com que o SBT perdesse a vice, justamente pela falta de investimentos e sua grade voadora. O público se afastou do canal e só retornou anos depois, quando a grade se estabilizou e a RecordTV tropeçou em erros parecidos.
Com a vice garantida novamente, o SBT se acomodou. Pouco investiu e quase não alterou sua grade nos últimos dois anos, até que Silvio Santos voltou a atacar sua programação, com constantes mudanças de horário e programas criados do dia para a noite. O início das manhãs e as tardes foram as mais afetadas. O “Primeiro Impacto” estreou, teve diversas alterações, saiu do ar e retornou tempos depois para agora ser transferido para as tardes. Silvio quis obter sucesso no horário das 6h as 8h30, sem praticamente investir nada e o pior, brincando com o público do horário que tinha jornalismo e do nada passou a ter desenhos e até programa de fofocas. Enquanto Globo e RecordTV competiam igualmente com helicóptero, links e uma ampla estrutura, Silvio quis competir sem o mínimo de estrutura.

As novelas da tarde também sofreram mudanças de horário para a estreia do “Fofocando”, hoje “Fofocalizando”. O programa foi criado para barrar o quadro “A Hora da Venenosa”, da Record. Não deu outra, a emissora perdeu parte do seu público. E quando tudo parecia já ter alcançado o ápice, eis que Silvio ataca novamente. O Patrão se inspira mais uma vez na RecordTV para criar jornalismo das 12 as 15h, numa tentativa de combater o “Balanço Geral”, numa faixa em que sua emissora sempre se destacou com séries e desenhos. Para piorar, Silvio escalou Dudu Camargo e Marcão do Povo para a dura missão de combater Reinaldo Gottino, já consolidado no horário.
Já sabíamos da intenção de Senor Abravanel em ter jornalismo a tarde, desde outubro. No entanto, com seu retorno ao SBT, após longas férias nos Estados Unidos, Silvio determinou a imediata estreia do “Primeiro Impacto”, as 11h55, na próxima segunda (27). Ao invés de manter o jornal na faixa matinal, fazendo investimentos para torná-lo competitivo, o dono do SBT simplesmente esticará o “SBT Notícias” até as 7h e colocará a sessão de desenhos “Carrossel Animado”, até as 8h30. Tentativa já realizada há pouco tempo e que naufragou a audiência do canal. Enquanto isso, Silvio transfere um jornal matinal para as tardes, ao invés de lançar um novo produto, com planejamento e investimento.
Qual é o primeiro impacto de um jornal das 11h55 as 15h? O nome por si, já soa estranho na faixa da tarde. E qual será o conteúdo apresentado nestas três horas ao vivo? Silvio vai abrir o bolso e investir em helicóptero, links pelas ruas e participação das filiadas e afiliadas, ou simplesmente jogará os dois apresentadores servindo marmita na hora do almoço? O público que assiste jornalismo, se conquista com o tempo, com credibilidade e com estrutura. Silvio está disposto a isso ou simplesmente mudará a grade novamente, dias depois da estreia, porque não obteve sucesso? Até deu saudade daquele Silvio Santos que ousava mais, contratava grandes nomes da concorrência e não se contentava em ser terceiro lugar, que comemorava a liderança contra a Globo e tinha orgulho de ser “líder absoluto do segundo lugar”.
Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin
