Exibir imagem de câmera de segurança na TV pode virar crime

Exibir imagem de câmera de segurança na TV pode virar crime
Marcelo Rezende exibe imagens de câmera de segurança durante o "Cidade Alerta"
Marcelo Rezende exibe imagens de câmera de segurança durante o “Cidade Alerta”

Exibir na TV imagens captadas por câmeras de segurança pode virar crime. A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei 5412/2013, da deputada Rosane Ferreira (PV-PR), que caracteriza como crime uma prática comum em programas como “Cidade Alerta” (Record) e “Brasil Urgente” (Band): a exibição de cenas violentas captadas por câmeras de seguranças e circuitos internos de prédios e empresas.

De acordo com a jornalista Keila Jimenez, do jornal “Folha de S. Paulo”, o objetivo do projeto é garantir que as imagens de violência, exploradas à exaustão por esses noticiários policialescos, só possam ser veiculadas quando houver prévia autorização da Justiça ou dos envolvidos.

A proposta, que aguarda parecer do Relator na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara, visa combater a exposição de vítimas e acusados em reportagens de fins sensacionalistas na televisão.

Para a autora do projeto, “essas cenas são exibidas pelas emissoras, embaladas em um manto de prestação de serviço público, explorando a imagem dos envolvidos atrás apenas de audiência, banalizando o crime.”

Parlamentares contrários ao projeto defendem que a divulgação dessas imagens podem ajudar a elucidar crimes e a prender os responsáveis, e que a proposta não deve proibir definitivamente o recurso usado por noticiários.

Curta o Bastidores da TV no Facebook:  https://www.facebook.com/BastidoresDaTV

Compartilhar: