Michel Temer exonera presidente da EBC nomeado por Dilma

Michel Temer exonera presidente da EBC nomeado por Dilma
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

O presidente interino Michel Temer exonerou o jornalista Ricardo Melo do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação S.A., a EBC, nesta terça-feira (17).

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, Melo já constituiu advogado Marco Aurélio de Carvalho e diz que recorrerá à Justiça para garantir seu mandato, segundo divulga a própria assessoria da EBC.

“Esta medida é um verdadeiro escândalo. Traduz o espírito autoritário e antidemocrático com o qual o governo interino pretende se guiar. É uma decisão inoportuna e indiscutivelmente ilegal”, disse Carvalho.

Melo foi nomeado pela presidente Dilma no dia 3 de maio de 2016, nove dias antes de seu afastamento pelo Senado, com base na lei que criou a EBC.

A lei estabelece um mandato de quatro anos para o diretor-presidente da empresa, justamente para não coincidir com o mandato de Presidente da República, o que garantiria a independência dos canais públicos.

A EBC é o órgão que controla os meios de comunicação públicos do governo federal, como TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rádios EBC (Rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões, Rádios MEC AM e FM do Rio de Janeiro e Rádio MEC AM de Brasília), Agência Brasil, Radioagência Nacional e Portal EBC. Ela também presta serviços para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República produzindo o canal TV NBR e o programa de rádio A Voz do Brasil.

Compartilhar: