Cade abre processo para investigar monopólio da Globo no futebol

Cade abre processo para investigar monopólio da Globo no futebol
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pela primeira vez desde sua fundação, em 1962, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu um processo para investigar a legalidade do monopólio das transmissões do futebol pela Globo. O processo em andamento é o de número 0800.000721/2016-18.

Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a Globo tem hoje a exclusividade de transmissão dos principais campeonatos regionais e nacionais de futebol e há suspeitas de irregularidades e infrações à chamada livre concorrência.

O Cade abriu o processo a pedido de outras emissoras de TV, que consideram o monopólio da Globo inaceitável. Desde março, o conselho já acompanhava as negociações entre a Globo e os principais clubes brasileiros.

O pacote daria direito à exclusividade não só na TV aberta, mas também na TV paga e na internet. O Cade também vai analisar a legalidade de a Globo exigir que as partidas de futebol no meio de semana ocorram apenas depois da novela, o que faz com que as partidas terminem perto da meia-noite.

Ainda segundo Feltrin, tal cláusula estaria ferindo os direitos do torcedor, obrigado a usar transporte público em horário ingrato.

Compartilhar: