Opinião: “CQC” e a pior matéria da história

Opinião: “CQC” e a pior matéria da história

CQC

Opinião do leitor Clailson Vieira

Vivemos realmente em um país de valores invertidos.

O CQC apresentou nessa noite (13/07) uma matéria em um colégio Militar de Manaus. Como em todo o colégio militar, valores como Disciplina, Honra e Educação caminham de mãos dadas. A matéria começa abordando que as crianças todos os dias reúnem-se no ginásio de esportes para os deveres cívicos. E questiona, que ali as crianças não podem estar de bermudas, brincos, batons, como uma criança “normal”, como se ali fosse o local adequado para coisa do tipo. E para um programa que ultimamente trata tanto por igualdade, chega a ser ambíguo criticar a maneira igual que o colégio militar trata todos.

A matéria questiona uma aluna, colocada em determinado setor e todos os outros precisam bater continência a ela. Motivo: Meritocracia, melhores notas, precisa ser exaltado, admirado e mostrar para os outros que estudar te traz benefícios, aprender que o estudo é o caminho. Mas a matéria também questiona isso, falando em discriminação perguntando ao Tenente “Se ela é melhor que os outros”, sim ela foi melhor e por isso recebeu a diferenciação, que todos tem direito, basta ser o melhor. O Tenente educadamente respondeu “Que não é melhor, mas teve melhores notas”.

A reportagem questiona a utilização do pronome “Senhor” para o tratamento entre os alunos. Melhor do que “Ocê”, “Muleque”, “Mano”, termos utilizados pelos “normais”. Questiona de todos terem que cortar cabelos, usar farda… Entra em uma escola Estadual-Municipal e vê a zona que é, será mesmo que eles que estão errados. Questiona o uso de armas pelos policiais, mas qual sentido teria de o policial não usar armas. Questiona que eles não podem namorar na escola, nem andar de mãos dadas. Mas, a escola é para estudar ou namorar.

Assista a matéria:

https://www.youtube.com/watch?v=ZdjpuqinZk8

Depois o secretário de educação diz que falta humanização nesse tipo de escola e por isso não colocaria um filho dele numa escola dessas. Porém como retrata o começa da matéria e a humanização seria que as meninas sejam piriguetes de saias curtas e batons marcantes e guris sem educação e qualquer tipo de postura. O Fundamental disso tudo: Após a intervenção dos militares na escola, acabou o consumo de bebidas e drogas na escola, acabou a violência na escola e diminuiu na região próxima a escola. Alunos educados, preparados, inteligentes, com opinião, refletidos no índice de aprovação e nível escolar. Aliás a escola ideal que defenderam nessa matéria uma aluna foi taxativa “Antes o ensino não era de qualidade, agora melhorou muito” … Será mesmo que o Colégio Militar é o problema, pois me parece que é a solução… Hipócritas !!

E aí, você concorda ou discorda do leitor Clailson Vieira?

Quer ter sua crítica sobre algum programa de TV publicada aqui no “Bastidores da TV”? Envie para nós: contato@bastidoresdatv.com.br

Compartilhar: