SporTV promove importantes mudanças em seus canais
O SporTV principal, canal 39 (539 em pacotes HD) deverá virar uma espécie de canal de futebol da emissora esportiva da Globosat, seja com eventos ao vivo ou programas que debatam o esporte mais popular do país, responsável por suas maiores audiências, fator importante para a nova estrutura dos canais do grupo, segundo informa o jornalista Rogerio Jovaneli, do “UOL Esporte”.
A ideia é que o SporTV ”1” seja usado apenas para futebol, sem outros esportes ali, e isso tem a ver com uma espécie de varredura de mercado feita pela emissora no segundo semestre de 2016: estudos detalhados, pesquisas, a fim de entender onde estava a audiência, os melhores números que obtinham. O SporTV, canal 39, tradicionalmente com bastante força no futebol, perdia público quando exibia transmissões de vôlei, por exemplo, a ponto de correr riscos de perder a liderança diante da concorrência, armada muitas vezes com debates de futebol, também ao vivo.
A conclusão foi que a audiência desse e dos demais esportes poderia alavancar os outros canais SporTV (2 e 3), sendo a experiência com transmissão de partidas da NBA no SporTV 2 (canal 38) vista como muitíssima bem-sucedida, bem como o uso do SporTV 3, o canal 37, para torneios de tênis.
A ida do principal telejornal, Sportv News, que fecha a programação do dia, para o Sportv 2, já efetivada, teve por objetivo levar ao segundo canal um noticiário de peso. E, como a ideia é concentrar ali os demais esportes também ocorreu a migração para lá do programa Planeta SporTV, atração que explora a participação de correspondentes da emissora pelo mundo, com noticiário de futebol, mas com maior espaço a vários outros esportes, como nenhuma outra atração do canal. Em termos de audiência, o Planeta também representava uma queda em relação ao resultado do programa anterior, de debate de futebol, Seleção SporTV, cujo tempo de duração tem sido ampliado (praticamente três horas de duração).
