Henrique Fogaça se pronuncia após polêmica envolvendo seus restaurantes

Henrique Fogaça se pronuncia após polêmica envolvendo seus restaurantes
Foto: Divulgação

O chef Henrique Fogaça, sócio dos restaurantes Sal Gastronomia e Sal Grosso, rebateu as críticas que recebeu do grupo Multiplan – operador do shopping VillageMall, no Rio de Janeiro – sobre a possibilidade de ter que fechar uma das unidades na cidade.

“Não se trata em hipótese alguma de fracasso dos restaurantes no Rio de Janeiro. Ocorre que em virtude de graves consequências trazidas pela crise global da covid-19, que vem afetando de forma contundente a maciça maioria de diversos grupos empresariais, grandes, médios e pequenos no mundo todo, estamos sendo obrigados a nos reinventar”, declarou o chef em comunicado enviado para a imprensa.

Uma das medidas analisadas para o período pós-pandemia é unir as duas operações do chef na cidade, Sal Gastronomia e Sal Grosso, em uma única unidade, localizada no BarraShopping, também do grupo Multiplan, em função de sua área maior.

“A Multiplan está fazendo concessões e com canal aberto para ajustes necessários a fim de viabilizar a retomada da operação. Fogaça considera, ainda, que em tempos duros e difíceis que o Brasil e o mundo estão passando, com perspectiva de profunda crise econômica ocasionada pela pandemia da covid-19, é de fundamental importância se reinventar para sobreviver em um ‘novo normal'”, esclareceu o chef.

Em outro trecho do comunicado, Henrique Fogaça também destacou que o grupo Sal Gastronomia “realizou expressivos investimentos com capital próprio na unidade do BarraShopping, reconstruindo por completo a estrutura onde hoje está localizado a maior de suas unidades’. Sempre esteve e está absolutamente em dia com seus compromissos perante o grupo Multiplan e continuará com as tratativas negociais mantendo o bom relacionamento de sempre”.

O impasse entre o chef e a empresa surgiu após Fogaça declarar que “shopping explora e suga tudo” ao justificar por que precisou fechar seu restaurante no VillageMall, em entrevista ao jornalista José Luiz Datena em seu canal no YouTube, na quinta-feira (04/06).

Assista:

Na sexta-feira (05/06), a Multiplan emitiu uma nota de esclarecimento e disse que “na falta de melhores argumentos que justifiquem o seu fracasso no Rio de Janeiro, o Sr. Fogaça procura criar um clima falso e artificial para fugir das obrigações contratuais que decorrerão da sua decisão unilateral de rescindir o contrato”. 

SHOPPING DIZ QUE CHEF QUER JUSTIFICAR SEU FRACASSO

Depois do chef Henrique Fogaça anunciar a demissão de 200 funcionários de seus restaurantes e criticar os critérios para se manter uma unidade em shopping, o grupo Multiplan — operador do Villagemall, no Rio de Janeiro — emitiu um comunicado com críticas às declarações do dono do Sal Gastronomia.

A empresa negou ter sido inflexível nas negociações e afirma ter auxiliado o restaurante a abrir uma unidade no shopping, na Barra da Tijuca, em 2018, além de declarar ter concedido “enormes vantagens para seus lojistas” no início da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

“A Multiplan fez substancial aporte em dinheiro para custear as instalações, e ajustou condições especiais na locação, que na época mostraram-se totalmente vantajosas para ele e seus demais sócios, e foram aceitas por todos. Durante esses quase dois anos inexistiu qualquer questionamento, e pedidos pontuais foram analisados e discutidos sempre de comum acordo”, diz trecho do comunicado.

Sobre as condições oferecidas, o grupo afirma: “No mês de março, onde o Villagemall funcionou 15 dias, foi cobrado 50% do aluguel e encargos condominiais comuns, sendo isento o fundo de promoção. Nos meses de fechamento total do shopping, foi cobrado 50% dos encargos condominiais comuns, e isento o aluguel e fundo de promoção”.

A empresa também declarou que um dos sócios do restaurante pleiteou novo auxílio recentemente e foram concedidas condições especiais para os seis meses subsequentes à reabertura do shopping. Assim, declarou ser “inaceitável um locador como a Multiplan receber críticas e afirmações falsas e despropositadas”.

O comunicado ainda ressalta: “O que emerge com contundente clareza é que, na falta de melhores argumentos que justifiquem o seu fracasso no Rio de Janeiro, o Sr. Fogaça procura criar um clima falso e artificial para fugir das obrigações contratuais que decorrerão da sua decisão unilateral de rescindir o contrato”.

Na quinta-feira (04/06), durante entrevista ao jornalista José Luiz Datena em seu canal no YouTube, Fogaça disse que precisou fechar seu estabelecimento no shopping do Rio de Janeiro.

“Só nesses quatro meses, estamos com meio milhão de prejuízo. É complicado: o shopping é tipo um sócio seu, participa com 8% de faturamento do grupo, tem que pagar ajuda de fundo, etc. Shopping explora e suga tudo”, declarou o chef.

Hoje, o jurado do “MasterChef Brasil” gravou um vídeo, enviado ao portal “UOL”, dizendo para as pessoas não se desesperarem, além de afirmar que suas declarações anteriores foram “forma de desabafo e um pouco de raiva de tudo o que estamos vivendo”.

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