Coluna: A política e o bom debate

Coluna: A política e o bom debate

No-olho-do-furacão2

Fazemos política em todos os momentos da nossa vida. Goste você ou não. Em todas as relações humanas é preciso um bocado de política para conseguir se relacionar, conquistar espaço e seguir adiante. Mesmo assim, muita gente nega o fato ou pior ainda, se abstrai totalmente de sequer pensar na possibilidade de discutir a questão.  É justamente ai que mora o perigo.

Quando o sujeito se nega ao debate, seja sobre futebol, política ou religião, perde a grande chance de evoluir, aprender e ensinar. A partir dai tira conclusões precipitadas, toma partido baseado em dados equivocados, e assim, nada mais faz que perpetuar o erro. Os fatos históricos são de vital importância para nos dar munição para um debate sério, longe das paixões ou ideologias e pautado pela razão. O problema é que muitos se pautam por notícias de jornais e tevê, produzidas com boa dose de interesses que não a verdade. Por isso, a frase célebre: “trabalhar com a verdade em jornalismo é uma utopia”.

Para não cair nessas armadilhas e não se transformar em fantoche nas mãos da mídia e dos poderosos, é preciso conhecimento. A partir daí, você é capaz de analisar além do que esta sendo dito – Peter Drucker -, e livrar-se do lugar comum, da ignorância e dos julgamentos equivocados. É fato que todos tem lado e é preciso respeitar as escolhas. Porém, quando se entra num debate, na defesa das ideias, é preciso ter conteúdo consistente. A grande maioria, não tem. Apenas se deixa levar pelo notícia e tem “preguiça” de buscar o conhecimento.

O Brasil e a sociedade brasileira atravessam a maior transformação social de sua história e muitos, ainda não se atentaram para esse fato. 500 anos de história de uma sociedade movida pelos interesses corporativos da Casa Grande. Agora, a ordem se subverte e as posições se invertem gradual e continuamente. Estamos envolvidos com eleições, com disputas políticas por poder, propostas mirabolantes, fatos, mentiras, oportunismos descabidos. Neste momento, a paixão precisa dar lugar aos fatos para que todos ganhem. É preciso trabalhar com a razão, com fato concreto, com dados oficiais. Separar o joio do trigo é necessário para que o Brasil continue crescendo, a sociedade seja realmente de oportunidade para todos e que a geração futura possa herdar de nós, um mundo melhor. Mãos a obra. Vamos todos juntos, participar do bom debate de forma equilibrada e sobretudo, consistente.

Não existe construção de conhecimento sólido sem POLÍTICA e BOM DEBATE.

Por Fabio E. Monteiro
@FabioMonteirotv

Compartilhar: