Coluna: Falo Mesmo, e Daí?; O SBT não é vice-líder, porque não quer!
O SBT ocupou a vice-liderança por quase 3 décadas, onde deu muito trabalho para a Globo. Vários programas registravam a liderança e atingiam facilmente dois dígitos de média. A Record, há quase 10 anos, ocupa o 2° lugar em audiência, e até almejou a liderança, porém, foi quase tudo por água abaixo, mas isso deixaremos pra outro momento.
O SBT já teve momentos piores e de grandes crises financeira e de identidade com o novo e o antigo público. Na fase entre 2006 e 2008, a emissora de Silvio Santos “atirava” para todos os lados, com grandes incoerências, mudanças constantes na grade de programação e programas que pouco chamavam a atenção do público. Para se ter ideia da crise, o SBT fechou sua assessoria de comunicação e imprensa, para que não fossem divulgados dados oficiais de suas atrações, novidades, entre outros, já que a emissora ia de mal a pior.

De 2009 pra cá, o SBT , a passos médios, vem conseguindo recuperar parte de seu público. Parece que o SBT ganhou novo fôlego para lutar pela recuperação do 2° lugar em audiência. Lançou novos programas, novas estratégias, novo slogan e a assessoria de imprensa e comunicação foi reaberta. Parece que finalmente o SBT iria se recuperar, mas só parece.
Em meio à boa fase, a direção do SBT não soube lidar com ela e fez questão de saturar os formatos existentes e esconder outros, enfim, Silvio Santos voltou a agir e tomar decisões muitas vezes incoesas>. Ele age por impulso e trata sua emissora como seu brinquedinho de luxo, onde ele tudo pode e tudo faz sem medir consequências.

Encheu a grade de programação com novelas, quatro seguidas, e o pior, todas mexicanas. Deixaram bons diretores e bons apresentadores saírem do canal. Silvio Santos acredita que o povão só gosta de barraco e compra um formato estrangeiro de telebarraco, o ‘Caso Encerrado’, que já foi rifado da programação por falta de audiência. Não bastasse isso, temos também o ‘Casos de Família’, mas este é inédito e brasileiro e vem gerando emprego por aqui. O ‘Bom Dia & Cia’ carece de grandes investimentos, além de novidades e, sobretudo, evoluir com as crianças da nova geração. A grade de sábado é a pior do SBT. Há muitos enlatados, o que ‘quebra’ de público do canal. Após Raul Gil, a audiência, que já é baixa, cai ainda mais. É preciso novos programas, e programas de auditório, que são o DNA da emissora. Mas Silvio Santos não enxerga isso é dá a vice-liderança de bandeja pra Record.

As gratas surpresas ficam por conta de Danilo Gentili, e toda sua turma, e Otávio Mesquita. Gentili e o ‘The Noite’, já agradaram a crítica e o público.
Digo que o SBT não é vice porque não quer, pois é uma emissora de grande porte, com a maioria de seus programas de forte apelo popular e com bom faturamento. O que basta é Silvio Santos parar de tratar o SBT como seu brinquedinho e deixar que a direção trabalhe livremente, com carta branca, para realizarem mudanças estratégicas e, com isso, tornarem-se vice-líderes de novo. Silvio Santos, como diretor de programação, é um ótimo animador.
Você acha que o SBT tem chances de retornar ao 2° lugar de audiência? Se você tivesse o poder de mandar na programação, quais mudanças você faria?
