Coluna: Falo Mesmo, e daí? Rachel Sheherazade: a censura voltou?
O SBT contratou há alguns anos Rachel Sheherazade para ser âncora de seu principal telejornal, o “SBT Brasil”. Silvio Santos gostou da jornalista pelos seus comentários polêmicos, que sempre geram repercussão.
Rachel e Joseval Peixoto tecem comentários ao longo do jornal, sobretudo Sheherazade. Essas opiniões fizeram o “SBT Brasil” criar nova identidade e boa aceitação com o público, tanto é que a audiência saltou de 4 para 6 pontos. Esse modo de fazer o telejornal foi o grande diferencial perante a concorrência.

Rachel Sheherazade faz vários comentários polêmicos, duras críticas ao Governo. A mais recente repercussão foi no caso dos “justiceiros” do Rio de Janeiro, que amarraram um marginal em um poste e bateram nele. Rachel fez um comentário que gerou repercussão internacional, em que dizia: “Se tem dó do bandido, faça um favor ao Brasil, adote um deles”. Partidos políticos, Direitos Humanos, entre outros órgãos, não se conformaram e fizeram pedidos para a retirada da jornalista do ar.
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), para acalmar os ânimos, antecipou as férias de Rachel Sheherazade para que ela saísse do foco da mídia. Neste tempo, o SBT deve ter sido, quase que com certeza, pressionado pelo Governo a retirar Sheherazade do ar, sob ameaça do Estado parar de anunciar na emissora, o que geraria perda de 180 milhões mensais. Silvio Santos aceitou parcialmente o acordo. Não vai retirar a jornalista do ar, pois ele admira o trabalho dela, porém proíbe seus comentários no jornal.

Infelizmente o SBT cedeu a pressão, deixando com que a censura volte a se manifestar na imprensa brasileira. Lamentável, pois a falta de expressão faz com que a população fique alienada, também pelo fato de os comentários serem o diferencial do “STB Brasil” em relação aos demais jornais e ter aumentado a audiência do canal.
O SBT deu um passo pra trás ao ceder a pressão e querer, mesmo que em partes, calar Rachel Sheherazade. A emissora foi burra. Toda censura é burra!
Você, querido leitor, que gosta da jornalista e de seus comentários e é contra a censura, levante a bandeira: #abaixoacensura #RachelSheherazademerepresenta #naocalemaSheherazade
