Coluna: Transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador é surreal

Coluna: Transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador é surreal

Julioo12111

Talvez em nenhuma outra cidade do Brasil, o Carnaval é tão bem disputado entre as quatro principais emissoras de TV locais, como em Salvador. A TV Aratu (SBT) é a emissora oficial, porém a Band, a Rede BAHIA (Globo) e a Record também dedicam grande parte de suas programações para a transmissão dos blocos, o que não torna o Carnaval da Bahia exclusivo de ninguém.

sbtfolia

No Circuito Barra-Ondina, o estúdio do SBT é o mais onipotente, bem no início da Barra, um pouco depois do estúdio do Bahia Folia (Rede Bahia). Já o estúdio do Band Folia fica em Ondina, no fim do circuito. As três emissoras também possuem estúdios montados no Circuito Campo Grande.

O ponto mais curioso é a interação dos artistas que passam nos trios com os estúdios das emissoras. Em uma transmissão ao vivo para Globo, SBT e Band é inevitável que uma emissora passe o áudio e a imagem do artista interagindo com apresentadores das concorrentes. Há emissoras como a Band que muitas vezes cortam a transmissão e chamam VTs do Carnaval de Olinda (PE), para tapar o furo da concorrente. A maior interação ocorre justamente com o SBT que é a emissora oficial. No entanto, gafes ainda são frequentes, como a ocorrida na madrugada deste sábado, 06, com a dupla Simone e Simaria, estreante na folia de Salvador, que acabou se confundindo com as emissoras que transmitiam a festa: “Vamos fazer a audiência da Band bombar!”, frase dita em frente ao estúdio do SBT que transmitia a festa ao vivo.

Em nível nacional, o SBT Folia é o de maior alcance do Carnaval de Salvador. Com apresentadores do casting nacional do SBT e transmissões ao vivo nos cinco dias de folia. E é por isso também que o SBT se tornou a emissora oficial da folia baiana, deixando a Band (ex-emissora oficial), em segundo plano. Já dentro de Salvador, a realidade é outra, a programação local e até nacional é cortada em todas as emissoras para transmissão ao vivo dos blocos. Sábado e domingo são os dias em que as transmissões ocupam a maior parte da programação das emissoras. Em Salvador, Carnaval é levado a sério e tem público garantido tanto para quem acompanha os trios elétricos, como para quem fica em casa assistindo.

 

@jcfantin / julio.imprensa@gmail.com
// <![CDATA[
//

Compartilhar: