Após 20 anos, ‘Muito Além de um Cidadão Kane’ ainda é proibido no Brasil
A British Broadcasting Corporation (“Corporação Britânica de Radiodifusão”, mais conhecida pela sigla BBC), elaborou um documentário intitulado ‘Muito Além de um Cidadão Kane’ – Beyond Citizen Kane – sobre o início da TV Globo no Brasil e suas amarras políticas para sobreviver em meio à ditadura.
Em menção ao filme americano ‘Cidadão Kane’, que contava a história de um homem muito famoso e poderoso, o documentário sobre a TV Globo foi exibido em 1993 pelo Channel 4, no Reino Unido, retratando a suposta manipulação da Rede Globo sobre a sociedade brasileira, manipulando e manobrando a opinião dos telespectadores.
Para acabar com as denúncias sobre sua empresa e conduta, o então dono da emissora carioca, Roberto Marinho, proibiu que o material fosse veiculado no Brasil. De acordo com o material produzido pela BBC, a Globo emprega manipulação de notícias para influencias a opinião pública, bem como fazia Charles Foster Kane, personagem criado em 1941, por Orson Welles, para o filme ‘Cidadão Kane’.
Atualmente, quem detém os direitos de exibição do documentário é a TV Record, que não se pronunciou sobre o que fará com o material. A intenção era exibir no Brasil, entretanto, não o fez na íntegra. Apenas veiculou imagens para denunciar a TV Globo sobre as acusações que a platinada fez contra Edir Macedo, por suposta lavagem de dinheiro na compra de equipamentos para sua emissora. Confira o vídeo na íntegra!

