Mestre do Sabor: Claude Troisgros vai apresentar novo reality show da Globo

Mestre do Sabor: Claude Troisgros vai apresentar novo reality show da Globo

Na noite da última segunda-feira, 3 de junho, a Globo convidou profissionais de agências e de anunciantes para apresentar um novo projeto de sua grade de programação. Com estreia confirmada para o dia 10 de outubro, o reality “Mestre do Sabor” será dirigido por Boninho e terá como apresentador o chef de cozinha Claude Troisgros.

O novo programa segue a nova filosofia comercial implementada por Eduardo Schaeffer, que assumiu a liderança da área de negócios em março, e pretende ser um projeto multiplataforma, que combine entregas na TV aberta (Globo), na TV paga (GNT) e no Digital (GShow). A antecedência de apresentação do projeto ao mercado publicitário atende também a uma nova prática que Schaeffer visa adotar: permitir que os anunciantes sejam cocriadores de formatos comerciais personalizados e adequados ao conteúdo do programa, flexibilizando a postura comercial da emissora.

“É a primeira vez que fazemos um evento desse tipo para apresentar um projeto ao mercado e, principalmente, para ouvir sugestões das marcas e anunciantes. O reality é um gênero muito forte e consolidado na TV e o assunto gastronomia traz diversas oportunidades. Estamos dispostos a conversar, ouvir sugestões e trabalhar em conjunto”, destacou Schaeffer, durante a apresentação.

O REALITY

Embora as emissoras concorrentes estejam bem adiantadas na produção e exibição de realities gastronômicos na TV (como MasterChef, Bake Off Brasil, Top Chef, Batalha de Confeiteiros e outros) Boninho acredita que a Globo tem dois ingredientes para incrementar o Mestre do Sabor. “Desde 2005 exibimos competições de culinária no Mais Você, com Ana Maria Braga, que sempre fazem muito sucesso. Além disso, contamos com o Claude e com a experiência do GNT nessa esfera de programa. Há tempos queria desenvolver um formato próprio de programa gastronômico e o Claude me ajudou nessa missão para estruturar esse projeto”, contou Boninho.

Como diferencial em relação às demais atrações de gastronomia na TV, Boninho aponta que o Mestre do Sabor terá “menos pressão, mais show e mais valorização no preparo dos alimentos”. “Não teremos aquela pressão de tempo, em que os participantes têm somente dois minutos para fazer as compras no supermercado. Na vida real, sabemos que não é assim e a ideia é que o preparo dos pratos e o talento dos chefs seja destacado. Por ser um formato criado por nós, temos a liberdade para fazer o que quisermos, de forma divertida, nem humorada e sem o raio gourmetizador da culinária”, promete o diretor do programa.

Em 12 episódios, o programa reunirá 24 chefs de cozinha profissionais, que disputarão um prêmio em dinheiro. Esses competidores serão selecionados às cegas, com base no experimento de seus dotes culinários e serão divididos em três grupos, de 8 participantes cada, que serão orientados e avaliados por três chefs que compõem o time de técnicos do programa (algo similar ao que acontece no The Voice Brasil). São eles: José Avillez, Leo Paixão e Katia Barbosa. Os episódios serão gravados e apenas o final, com a última prova e a revelação do vencedor, será exibido ao vivo.As gravações acontecerão nos Estúdios Globo.

A proposta da Globo é exibir o programa nas noites de quinta-feira, logo após a novela da faixa das 21h. No GNT, a atração será exibida no dia seguinte, às sextas, e contará com reprises em praticamente todos os demais dias da semana, em diversas faixas horárias. No GShow, Mestre do Sabor deve ter conteúdo exclusivo, com as receitas exibidas naquela semana, dicas culinárias e bastidores das provas e da competição.

FORMATOS COMERCIAIS

Assim como nos restaurantes, a Globo também elaborou um menu com vários opções de patrocínio ao mercado publicitário. Em três categorias (Desgustação, Chef e Executivo), a emissora vai ampliando gradativamente as entregas e exposição das marcas na atração. Todas envolvem o conjunto de Globo, GNT e GShow.

Além dessas opções, a área comercial da casa também oferece ações de merchandising e ativações em provas, além de inserção nas diferentes janelas de exibição. “E também estamos dispostos a ouvir novas ideias de projetos que o mercado nos traga”, garante o diretor de negócios.

PLANO COMERCIAL

Exibição: 10 de outubro a 26 de dezembro – 12 episódios – quintas-feiras, às 22h30.

Reprises no GNT, sextas-feira, 21h30.

6 cotas de patrocínio nacionais, que variam em 3 opções diferentes:

– Menu Executivo – R$ 12, 960 milhões

– Menu do Chef – R$ 16, 620 milhões

– Menu Degustação – R$ 19,840 milhões

Fases

Fase 1 – Prova de Entrada

Fase 2 – Batalha dos Chefs

Fase 3 – Duelos

Fases 4 e 5 – Na Balança

Fase 6 – Final

Prêmio R$ 250 mil

Compartilhar: