Pela reeleição, Jair Bolsonaro eleva gasto em publicidade na TV Globo em 75%

Pela reeleição, Jair Bolsonaro eleva gasto em publicidade na TV Globo em 75%

Conhecido pelos ataques recorrentes à TV Globo, maior emissora do Brasil, o governo Jair Bolsonaro (PL) aumentou em 75% o gasto com publicidade na emissora de janeiro a junho de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. O presidente é pré-candidato à reeleição e tem utilizado o espaço institucional na mídia para divulgar obras e programas realizados nos últimos quatro anos.

De 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 75% (R$ 11,4 milhões). Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.

O levantamento feito pelo jornalista Hanrrikson de Andrade, do portal “UOL” mostra ainda uma mudança no perfil de investimento feito pela pasta. Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, isto é, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente.

Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país e apenas duas, “utilidade pública”.

O valor investido em publicidade na Globo (R$ 11,4 milhões) em 2022 representa 41% do montante total destinado à compra de espaço publicitário na emissora (R$ 27,5 milhões) em quatro anos de mandato — considerando o mesmo período para cada ano do governo Bolsonaro, 1º de janeiro a 21 de junho.

Globo passa à frente de Record e SBT

O ano em que o presidente tentará a reeleição é também o único no qual a Globo, que antes de Bolsonaro era a mídia preferencial da gestão federal, recebeu mais dinheiro do que a Record e o SBT, emissoras que contam com a simpatia do atual governo.

Somados, os cinco maiores canais da TV aberta (Globo, SBT, Rede TV, Record e Band) receberam em 2022 montante de pouco mais de R$ 33 milhões — maior valor desde 2019, ano em que Bolsonaro assumiu o comando do Executivo federal e que foi marcado por uma campanha em massa de divulgação da reforma da Previdência.

Naquele ano, o quinteto de emissoras faturou R$ 30,4 milhões em valores líquidos.

O portal “UOL” entrou em contato com a Secom e enviou um e-mail para averiguar se pasta iria se posicionar sobre os gastos com publicidade. Não houve resposta até a publicação desta matéria.

O espaço na TV é comprado por meio de uma das três agências que possuem contrato com o governo e atendem às demandas da Secom. As despesas são categorizadas como “valores líquidos pagos à contratada” (agências) e “valores líquidos pagos ao fornecedor” (veículos de comunicação) — o levantamento considera o segundo critério.

Prioridade para o ‘institucional’

O governo optou por uma redução drástica de materiais considerados como “utilidade pública” no período analisado. Em 2022, somadas as cinco empresas, a Secom comprou espaço para somente 26 campanhas — 253 a menos do que o ano passado, 54 a menos do que 2020 e 76 a menos do que 2019.

Já em relação às peças institucionais, 2022 é o segundo ano com mais inserções compradas na TV aberta (196) no período entre janeiro e 21 de junho. Fica atrás apenas de 2020, quando o governo buscou defender sua imagem frente aos problemas decorrentes da pandemia da covid-19 e exibiu 347 campanhas nas cinco emissoras.

Na comparação com o ano passado, o volume de materiais institucionais pulou de 10 para 72 apenas na Rede Globo. Já na Record, subiu de 6 para 53.

Em quatro anos, no mesmo recorte temporal, a emissora que mais veiculou propagandas para o Executivo federal — tanto institucionais como de utilidade pública — foi o SBT, com 316. Record teve 288; Band, 257; Globo, 244; e Rede TV, 130.

Audiência das emissoras de TV

O último ranking nacional de audiência divulgado pela Kantar Ibope Media no mês de maio/2022, mostra a TV Globo na liderança isolada com o triplo do índice registrado pela emissora segunda colocada.

Veja os números:

1º TV Globo 11,90
2º Record TV 3,89
3º SBT 3,25
4º Band 1,12
5º RedeTV! 0,30
6º TV Brasil 0,29
7º Record News 0,20
8º Viva 0,19
9º TV Cultura 0,19
10º SPORTV 0,16
11º AXN 0,16
12º ESPN 0,15
13º Globo News 0,14
14º Premiere Clubes 0,13
15º Cartoon Network 0,11
16º Universal TV 0,11
17º Discovery Kids 0,11
18º Rede Vida 0,10
19º Discovery Channel 0,10
20º MEGAPIX 0,10
21º TNT 0,09
22º Gloob 0,08
23º Discovery Home & Health 0,07
24º Warner 0,06
25º TV Gazeta 0,06
26º Multishow 0,06
27º Space 0,05
28º TNT Series 0,05
29º Jovem Pan News 0,05
30º GNT 0,05
31º Discovery ID 0,05
32º SPORTV 2 0,05
33º Comedy Central 0,04
34º Star Channel 0,04
35º History 0,04
36º Telecine Action 0,04
37º Telecine Premium 0,04
38º Nickelodeon 0,04
39º TLC 0,04
40º Telecine Pipoca 0,04
41º Discovery Turbo 0,04
42º CNN Brasil 0,03
43º Nick Jr 0,03
44º ESPN 2 0,03
45º Animal Planet 0,03
46º Cartoonito 0,03
47º FX 0,03
48º National Geographic 0,03
49º ESPN 4 0,03
50º CNT 0,03
51º Canal Brasil 0,03
52º Sony 0,03
53º Cinemax 0,03
54º TV Novo Tempo 0,03
55º Studio Universal 0,03
56º SPORTV 3 0,02
57º Band News 0,02
58º Paramount Network 0,02
59º Gloobinho 0,02
60º Telecine Fun 0,02
61º Telecine Touch 0,02
62º Disney Channel 0,02
63º RIT 0,02
64º Premiere 2 0,02
65º Food Network 0,02
66º AMC 0,02
67º H2 0,02
68º A&E 0,02
69º Premiere 3 0,02
70º HBO 0,02
71º Band Sports 0,01
72º HGTV 0,01
73º Cine Canal 0,01
74º Lifetime 0,01
75º E! Entertainment 0,01
76º MTV 0,01
77º HBO2 0,01
78º Telecine Cult 0,01
79º TV Câmara 0,01
80º ESPN 3 0,01
81º Premiere 7 0,01
82º TBS 0,01
83º Agro Mais 0,01
84º TV Senado 0,01
85º Shoptime 0,01
86º Fox Sports2 0,01
87º TCM 0,01
88º TV Escola 0,00
89º Premiere 4 0,00
90º Sabor & Arte 0,00
91º Futura 0,00
92º SyFy 0,00
93º Arte 1 0,00
94º Terra Viva 0,00
95º Premiere 5 0,00
96º Travel Box Brazil 0,00
97º Film & Arts 0,00
98º Musica Box Brazil 0,00
99º Premiere 6 0,00
100º TV Justiça 0,00
101º Premiere 8 Mosaico 0,00

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