A TV Aberta muito mais Televisão

Com a vacinação iniciando no Brasil, pode-se fazer um balanço de como as Televisões Abertas se comportaram e como estão no cenário atual, num momento que podemos dizer “pós- pandemia”.
Quando escrevo, gosto sempre de dividir em partes, para ficar mais compreensível os assuntos. Então, vou separar quanto à importância, problemas e cenário atual.
A TV Aberta, foi sem dúvida o grande meio de informação nesta Pandemia. Trouxe informações com credibilidade, informando com dados corretos e com profissionais qualificados, nas mais diversas áreas da saúde. Com isso, fez a grande massa criar um senso comum, quanto as medidas sanitárias e sociais. E evitando assim que o nosso país tivesse um desastre ainda maior.
Diversas pesquisas mostraram, que a TV foi um dos meios mais confiáveis durante a pandemia. E nelas também mostram a falta de confiabilidade, que as plataformas digitais tem com a população. Esta falta de credibilidade e nos algoritmos das mídias digitais, chega em um dos grandes problemas durante a pandemia que é a DESINFORMAÇÃO, esta sim mata e deve ser combatida.
Desinformação que também foi usada contra os meios tradicionais, porém foram abafadas com a credibilidade e a conduta que estes meios mostraram durante o ultimo ano. Mostra disso são os fatos que discorrerei nesta ultima parte deste artigo.
O cenário atual, o ano de 2021 não poderia estar mostrando mais favorável ao crescimento da TV aberta. Tanto em faturamento, relevância e audiência. Um exemplo de faturamento, foi o “Big Brother Brasil” deste ano, que atingiu o maior faturamento da sua história, chegando na marca de R$ 530 milhões.
Falando de relevância, tem-se um levantamento do Ibope, ao qual de todos os tweets relacionados à vídeo em 2020, 90% estão vinculados a TV Aberta. Mostrando assim que, mesmo que todas as plataformas de streaming, o senso comum entre as pessoas continua mais forte com a Televisão.
E por fim, a audiência se mostra cada vez mais em alta na TV, além de todos os realities, um bom exemplo foi a final do Libertadores no SBT, que teve a maior audiência dos últimos 17 anos do canal, sendo em algumas praças a maior da história, como em Florianópolis.
Com isso, podemos concordar com Newton Cannito, que em sua tese em 2009, discorre que com advento da internet, a TV Aberta se torna ainda mais Televisão, e quanto mais o tempo passa, se os radiodifusores souberem utilizar as plataformas digitais a seu favor, seus filhos e netos não irão presenciar, a tão falada “Morte da TV Aberta”.
Por Roberto Dimas do Amaral
*As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores e não expressam necessariamente a opinião do site Bastidores da TV.