ANÁLISE: Padrão de qualidade é commodity

ANÁLISE: Padrão de qualidade é commodity

Por Roberto Dimas do Amaral

Estamos vivendo uma era onde o padrão de qualidade é uma commoditie, ou seja, não é mais diferencial um canal em alguma plataforma, ter “Padrão de qualidade” nas suas transmissões ou publicações.

Facilmente podem ser encontradas produtoras ou Emissoras de TV, com alta qualidade de produção de conteúdo. O que faz a diferença, são conteúdos que contenham Audiência, Relevância e Rentabilidade. Estes são os 3 pilares que sustentam a Televisão Aberta, ou qualquer outra plataforma, que queira atingir a grande massa.

Na ultima quarta feira (15/07), o SBT, com jogo da final do campeonato carioca, conseguiu atingir estes 3 pilares. Em tempo recorde (4 dias), construiu todo este cenário de forma impressionante com muita destreza e eficácia.

Tendo uma audiência de 15.3 pontos em media nas praças PNT (Painel Nacional de Televisão), projetando essa audiência para todo o Brasil, obteve aproximadamente, na TV aberta, em média 32 milhões de espectadores simultâneos. Nunca nenhum streaming alcançou esta média, mostrando assim, que a TV aberta é, e continuará sendo por muito tempo, a plataforma que atinge o maior número de pessoas de uma só vez.

Falando em Relevância, o FlaFlu transmitido pelo SBT, foi um dos temas mais comentados antes, durante e depois da partida. Muitos foram os compartilhamentos da transmissão da final do Carioca, pelo SBT, e não pela Globo. A grande maioria comentários foram positivos e solidários ao SBT, por estar a frente da partida. Tanto a emissora quanto o Flamengo ganharam em relevância com essa parceria, em virtude do bom conteúdo e por realizarem um bom trabalho.

Sendo assim, a rentabilidade foi o ápice nessa parceria. O SBT faturou cerca de 4 milhões de reais no projeto. O Flamengo conquistou além da TV aberta, outras plataformas onde pode rentabilizar ainda mais. Isto na análise de apenas um jogo. Com isso, o então “Padrão de Qualidade” ficou em segundo plano, pois é algo que não é mais diferencial competitivo. Já a audiência, relevância e rentabilidade, são os grandes fatores de sucesso de qualquer produto audiovisual.

Roberto Dimas do Amaral é vice-presidente de Produto do SCC/SBT, Engenheiro e Doutor em Ciências e Tecnologias das Informação.

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