Coluna: 15 anos de tentativas do jornalismo da RedeTV!

Olá, olá, estamos de volta! Depois de uma pausa para o ENEM na semana passada, a coluna Ponto De Conversa retorna com muita alegria e um conteúdo pensado para nos levar a refletir sobre a TV brasileira. Antes de mais nada, obrigado a você que acompanha a Coluna e que sentiu falta da nossa conversa no último domingo. O Ponto de Conversa é todo nosso!
A mais nova das grandes redes de televisão aberta do Brasil comemorou no feriado da proclamação da república, 15 anos no ar. A RedeTV! substituiu a Rede Manchete, extinta em maio de 1999, e desde então tenta, em meio a muitas dificuldades financeiras, levar uma programação diversificada para milhões de brasileiros. Mesmo sem grande repercussão, o jornalismo sempre esteve presente na rede do empresário Amilcare Dallevo Jr. No começo era, aliás, anunciado como um dos carros-chefes da RedeTV!, com telejornais em diferentes horários, transmissões de grandes eventos esportivos e até uma inovação, denominada Leitura Dinâmica, exibido nos fins de noite dos domingos, que se propunha a fazer uma análise do que foi notícia no Brasil e no mundo.
Confira a chamada de estreia do jornalismo da RedeTV! em 1999:
O tempo passou e a RedeTV! conseguiu se desvencilhar da imagem de sua antecessora, a Rede Manchete. O jornalismo bem fundamentado, com nomes de peso e conteúdo capaz de atrair anunciantes e colocar a emissora num patamar de respeito, no entanto, parece não ter decolado. No vídeo apresentado acima, a proposta apresentada é bem mais arrojada que a atual, com transmissão de grandes campeonatos e telejornais em todos os períodos do dia. De 99 até hoje, destaca-se no jornalismo da RedeTV! o trabalho de Augusto Xavier, ex-Globo e ex-Manchete, no comando dos principais noticiários da emissora.

O Jornal da TV! foi o principal telejornal da rede até 2005, depois disso deu espaço ao RedeTV! News, que permanece no ar até hoje como produto principal do jornalismo da emissora. Na tentativa de aumentar os tímidos números de audiência, o noticiário ganhou recentemente um novo cenário, ambientado e incorporado em meio a redação de jornalismo da RedeTV!. Amanda Klein, ex-SBT, comanda a atração que tem investido na quebra do formato engessado do telejornalismo. A redação como um grande palco, a bancada como objeto secundário e a disposição dos jornalistas em locais distintos do cenário compõem uma forma diferente de apresentar a notícia. Como consequência destas modificações, a linguagem do RedeTV! News é mais leve e descontraída. Uma espécie de união entre o tecnológico e o simples que marca as mudanças que estão em comunhão com a chegada do novo diretor de jornalismo, Franz Vacek, antes repórter especial da RedeTV!.
Mudar é algo natural e o jornalismo da RedeTV! talvez seja um dos poucos setores da emissora que podemos dizer que da certo; que apesar das intempéries, consegue produzir boas reportagens. Ainda sim, é preciso atenção. A descontração dos apresentadores não pode passar a ideia de amadorismo e determinados pontos do estúdio, usados durante o telejornal, precisam de uma iluminação melhor. Apesar de achar a participação da redação na apresentação de algumas notícias desnecessária, por considerar que poderia ser algo mais objetivo, destaco que as panorâmicas do estúdio causam boa impressão e a figura dos apresentadores convence o telespectador de que vale a pena acompanhar o telejornal.

A RedeTV! fazia questão de dizer que era a rede de TV que mais crescia no Brasil, ironia ou não, na última crise, em 2012, a debutante das TVs demitiu quase um terço de seus funcionários. Com grande parte da programação vendida a igrejas, a rede deve fechar 2014, pela primeira vez, com saldo positivo. Em constante mudança, a RedeTV! acerta pouco a pouco seu jornalismo. O setor é defendido por muitos como um dos pilares da TV para os próximos anos e a emissora deveria dedicar mais tempo aos programas deste gênero. Resta-nos dar os parabéns para a RedeTV! pelos seus 15 anos de existência e desejar muito sucesso, já que assim, quem também ganha são os telespectadores.
Eu sou Fábio Melo e este foi o nosso, “Ponto de Conversa”!
Sigam-me no twitter @FabioMelo18 .
Prefere mandar um e-mail? Então envie para: fabiomelomg@yahoo.com .
Curtam, comentem e compartilhem se gostarem desta coluna. Mandem-me ideias de temas que podemos conversar!
Um grande abraço meus queridos, até semana que vem!
#fuuui!