Coluna: Falo mesmo, e daí? A Record e a tão sonhada liderança.

Coluna: Falo mesmo, e daí? A Record e a tão sonhada liderança.

A Rede Record, desde 2006, ocupa o posto de vice-líder na TV aberta. No citado ano, lançaram como meta o slogan e conceito: “Record, A Caminho da Liderança”. A Record se sentia pronta para lutar pelo 1° lugar.

Desde que traçou como objetivo a liderança, a Rede Record criou novas táticas, realizou belas contratações e fez investimentos milionários, sobretudo em jornalismo e teledramaturgia. Tais mudanças surtiram efeito e fez com que o SBT e a Globo ficassem atentas. A Record tomou de vez a vice-liderança do SBT e ameaçou por diversas vezes a liderança da Rede Globo.

Mas algo aí não se enquadra e o sonho de se tornar líder parece cair por água abaixo. A Record começou a copiar a grade de programação e até mesmo pacotes gráficos, vinhetas e programas da Globo. Por exemplo: Jornal Nacional versus Jornal da Record, novela contra novela, Domingo Espetacular versus Fantástico. A emissora investiu alto, mas peca muito ao querer ser a nova Globo.

O público, ao que parece, está deixando de ver aos poucos a Record, ou boa parte dela; pois o SBT há quase 2 anos vem “dando trabalho” e chega a ser vice-líder na média-dia. O que acontece é que a Globo e o SBT têm identidade com seu público, cada qual já tem uma audiência definida. A Record até hoje não definiu seu público, ela não tem identidade junto aos brasileiros, o que gera rejeição, queda de audiência e tudo mais. Tanto é que há 2 anos, mais ou menos, a emissora não oferece mais risco para a Globo.

Se a Record quiser se tornar líder, precisa investir cada vez mais e criar personalidade e identidade com o público. Deve-se investir no seu ponto forte, o jornalismo. Dar cada vez mais importância, dinamismo e personalidade própria aos telejornais da casa.

Dessa maneira pode ser que a emissora venha um dia a ser líder de audiência, o que eu, particularmente, acho difícil, mas como dizem por aí: “tudo é possível”. É esperar pra ver.

Você acha que a Record será líder? Acredita que alguma outra emissora tomará a liderança da Globo? Em sua opinião, por que a Rede Globo se mantém em 1° lugar há tantos anos?

Compartilhar: