Coluna: Globo – Adeus liderança!
Não é de hoje que a Globo se vê ameaçada pelo SBT e Record na liderança absoluta de audiência. Porém, nas últimas semanas é inevitável que o sinal vermelho na emissora carioca venha acendendo com muito mais intensidade. “Domingo Show”, “Eliana”, “Hora do Faro”, “Programa Silvio Santos”, “Fala Brasil” e “The Noite” são alguns dos muitos exemplos de atrações que conquistam o primeiro lugar, mesmo que por alguns minutos.
Isso reflete que o monopólio da Rede Globo já é algo do passado. Em quase todas as faixas horárias a “toda poderosa” encontra-se em constante queda, perdendo muitos números no Ibope. Os relatórios mais atuais indicam uma situação muito grave para a emissora. Até o horário nobre, recheado de novelas, apresenta números pífios e médias muito baixas para o padrão global.

O resultado reflete que os telespectadores estão aprendendo a assistir as demais emissoras abertas, diversificando mais suas escolhas na busca por conteúdos diferentes aos apresentados pela Globo. SBT e Record podem e devem investir muito mais em suas programações; e aproveitarem a maré de azar que ronda a Rede Globo nesse cenário atual. Se souberem administrar essa questão, podem ganhar bons números na audiência e, quem sabe, num futuro próximo, consolidarem a liderança em diversas faixas.

A variação nos números do Ibope das principais emissoras aquece o mercado publicitário, a valorização de seus profissionais e a famosa mexida nos programas e novelas. Será que realmente a Globo não voltará aos seus tempos áureos em que liderava sem grandes problemas? Espero que não! E você, o que acha?
Até a próxima!
Quer conversar comigo, sugestões ou críticas?
Twitter: @Anderson_reges
