Coluna: Ninguém segura a Record

Olá, queridos leitores! O que ninguém imaginava nos últimos anos e pelo panorama que estávamos habituados a ver na TV aconteceu, uma emissora superou a Rede Globo no horário mais importante da TV brasileira, considerado a mina de ouro pelo mercado publicitário. Trata-se da Rede Record e sua superprodução “Os Dez Mandamentos”. Esse fenômeno que custa mais de 700 mil reais por capítulo atraiu o público costumado a assistir as novelas da Globo e também reconquistou o público que estava desgostoso a assistir as produções atuais da TV brasileira, não só da emissora líder. A emissora dos Bispos conquistou feitos históricos nos últimos dias e a tendência é que a audiência, que está em pleno voo, suba ainda mais. O interessante é que não só o horário em que “Os Dez Mandamentos” está no ar, mas também em outros horários da programação, a emissora de Edir Macedo está ganhando terreno e se aproximando cada vez para tomar, novamente, a vice-liderança do SBT no PNT.

A última vez que a Record assustou tanto a Globo foi em 2008. Com o slogan “A caminho da liderança”, a emissora chegou a incomodar a concorrente de tal maneira que a briga ao invés de continuar apenas na audiência, abriu espaço para questões políticas. Hoje, a história parece se repetir, a emissora voltou a atrapalhar a vida da Globo, mas de tal forma que ninguém poderia imaginar.

Os últimos capítulos de “Os Dez Mandamentos” colocaram a Rede Record em primeiro lugar isolado na audiência não só em São Paulo, mas em outras cinco capitais. Na última terça-feira, por exemplo, em toda a sua faixa de exibição, das 20h35 às 21h47, a trama escrita por Vivian de Oliveira marcou 26 pontos de média, recorde desde a estreia, pico de 28 pontos e share de 34%, também o melhor índice atingido pela novela.
A Rede Globo, com a exibição do “Jornal Nacional” e “A Regra do Jogo”, marcou 23 pontos de média, ou seja, três a menos que a Record. No confronto com o “JN”, das 20h35 às 21h31, a novela da Record liderou com 25 pontos de média, abrindo uma vantagem de 2 pontos sobre a Globo, que registrou 23 pontos.
Já no confronto com a novela “A Regra do Jogo”, entre 21h31 e 21h47, a novela bíblica “Os Dez Mandamentos” liderou com 27 pontos de média, contra 24 pontos da Rede Globo. Os dados são consolidados de São Paulo e cada ponto representa 67 mil domicílios.
No Rio de Janeiro, a trama da Record também bateu um novo recorde e foi líder isolada, conquistando 27 pontos audiência, 4 pontos a mais que a Globo, que registrou 23 pontos. O share foi de 38% e o pico foi de 30 pontos.
No confronto com o telejornal apresentado por William Bonner, das 20h35 às 21h31, a novela da Record também ficou em primeiro lugar. A trama marcou 27 pontos de média, abrindo uma vantagem de 4 pontos sobre a concorrente, que registrou 23 pontos
Já no confronto com a novela de João Emanuel Carneiro, a produção da Record foi líder isolada, vencendo o embate com 29 pontos de média, contra 26 pontos da Globo.
Em Belo Horizonte, segundo dados prévios, “Os Dez Mandamentos” liderou com 22 pontos de média, repetindo o recorde alcançado no capítulo de sexta-feira (30), contra 20 pontos de média da Globo.
Em Recife, a diferença foi ainda maior: a novela garantiu a liderança isolada, segundo dados prévios, com média de 27,8 contra 16,9 da Globo. Em Curitiba, segundo dados prévios, ficou em primeiro lugar, com média de 21 pontos, contra 20,6 pontos da Globo.
A Record também informou à imprensa que a novela é líder de audiência em Belém e Goiânia, mas os números destas praças só divulgados pelo Ibope com alguns dias de atraso. Em setembro, Belém fechou o mês em primeiro lugar com média de 27,1 pontos e share de 41,5% contra 18,4 pontos de média da segunda colocada e 8 pontos de média da terceira colocada. Em Goiânia, consolidou a liderança em setembro com 20,9 pontos de média e share de 32,9% contra 16,3 pontos de média da segunda colocada e 15,8 pontos de média da terceira colocada.
A audiência da novela da Record é mérito de toda a sua produção, mas a Globo pecou durante todos os confrontos pela estratégia pífia em tentar barrar a audiência da concorrente. Nada parece funcionar na emissora que era sinônimo de alta audiência e de estratégias invejáveis. Esse último argumento não vemos há tempos. Já que a novela “I Love Paraisópolis” foi a maior audiência da emissora por vários dias e esticá-la em 15 minutos a sua exibição, levando em conta a audiência que está consolidada no horário em torno dos 24 pontos, em São Paulo. É algo simples, mas eficaz.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaPCarvalho