Coluna: O SBT está de volta a vice-liderança

Coluna: O SBT está de volta a vice-liderança

logo-paulo111

Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna ‘TV Nobre’ da semana! Hoje, vamos tratar da grande festa do SBT. No último domingo fez exato um ano de vice-liderança no Painel Nacional de Televisão (PNT). Quais foram os motivos para a sua volta ao segundo lugar e qual a razão de tanta comemoração?

(SBT conquista um ano de vice-liderança)
(SBT conquista um ano de vice-liderança)

O SBT está de volta ao seu lugar de origem e isso é histórico. A emissora de Silvio Santos nasceu na vice-liderança, foi a emissora que mais atrapalhou a audiência da Globo e assim aconteceu até meados de 2007, quando o SBT perdeu a vice para a Record que, com maestria, reestruturou a sua grade, investiu em todos os setores da emissora e consolidou a vice-liderança, além de deixar a Globo de cabelo em pé com o “boom” de audiência que a Record conquistava. Foi, talvez, a pior época do SBT. Muitos diziam na falência da emissora.

Agora, as coisas dentro da emissora estão nos trilhos. Quando finalmente decidiram lutar pela vice-liderança e depois de quase 5 anos de investimentos, tanto em contratações de peso (Eliana, Roberto Cabrini, Rachel Sheherazade, Joseval Peixoto, Danilo Gentili, entre outros),  em comprar novos equipamentos, investir na grade de programação (com enlatados ou não), além de colocar quem estava na geladeira da emissora para trabalhar, foi o estopim para o retorno ao lugar de origem. Hoje, você pode ligar a sua TV e assistir um programa do SBT sem ter medo que no mês seguinte ele esteja fora do ar. Os programas estão alinhados, diversificados. A alta cúpula da emissora estão firmes no propósito de mostrar aos telespectadores que a emissora antes de tudo tem respeito com quem os acompanha há décadas.

Agora, eles investem e esperam o resultado acontecer, até agora o resultado foi a consolidação de determinado programa no horário, como por exemplo o Casos de Família apresentado por Christina Rocha que consolidou o segundo lugar e atinge com frequência a liderança. O mais interessante é que não víamos em épocas anteriores o que acontece no atual momento da emissora, programas que estreiam “hoje” passam por investimentos sem precisar sair do ar “amanhã”.

Para a festa perpetuar por longas semanas, o SBT produziu uma faixa ao estilo “Miss” e os apresentadores dos programas usarão como Ratinho fez na última segunda-feira.

Ratinho Vice
(Ratinho expressa sua opinião ao colocar a faixa de vice-líder)

Aqui vai o recado do apresentador no momento que colocou a faixa: “Essa faixa é para calar a boca, para não ter discussão. Ninguém discute mais. Eu queria falar o seguinte: faz um ano (só para evitar conversa!) então, só para dizer que o SBT é vice-líder em todo o Brasil. Então, primeiro é a Globo, depois o SBT. Então para de mentira por aí, pow!  Primeiro é a Globo e depois o SBT. Faz um ano e no pau e no pau!” Ainda no mesmo programa, Ratinho explicou na opinião dele o real motivo da volta do SBT a vice-liderança: “Sabe porque que a gente é vice-líder em todo o Brasil? Porque o SBT consegue fazer um programa, os programas…para a família brasileira, a família inteira pode assistir! Família inteira pode assistir sossegado.  Sabe que não tem exagero, que não vai passar do limite, que não vamos deseducar ninguém, que não vamos tirar instrução de ninguém. Então o SBT é vice-líder um ano inteiro!”

O que representa a volta do SBT a vice-liderança? A própria emissora nos explica:

“Nós sempre tivemos orgulho de ser vice, orgulho que vem desde pequenininhos. Porque retomar o segundo lugar, que sempre foi nosso, é sim uma grande vitória. Fruto de um trabalho intenso, de renovação, mas sem nunca perder nossa essência de divertir e informar, unindo a família brasileira.

Ser vice novamente é a conquista de uma emissora que entra na casa do seu telespectador com uma programação consistente, um jornalismo transparente e muito investimento em tecnologia. Alcançar o segundo lugar e se manter por tanto tempo é algo que só se consegue com muito suor e, claro, um time de craques. Somos o SBT. Somos vice. E temos muito orgulho de ocupar há 1 ano este lugar.”

Parabéns SBT, o recado aos concorrentes está dado. Não adianta ter muitos cantores ($$$), se os compositores não acertam a música.

 Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre

Compartilhar: