Coluna: Se eu Fosse o Diretor… Mudaria o “Big Brother Brasil”
Se eu Fosse o Diretor….
Encaminhada para o diretor de núcleo do BBB (Boninho) e para o Diretor Geral da Globo (Carlos Henrique Schoroder)
Introdução antes da Consultoria para o Diretor:
Baseado no livro de George Orwell chamado 1984 o formato Big Brother está presente em vários países do mundo dando audiência e faturamento a emissoras no mundo todo. No Brasil, o Big Brother no começo seria exibido no SBT (foi a primeira emissora procurada) mas o formato não foi comprado pelo SBT (que preferiu criar um reality show com famosos e não com anônimos chamado Casa dos Artistas). A Segunda Emissora procurada pela Endemol foi a Rede Globo de Televisão.
Então em 2002 estréia o Big Brother Brasil com a apresentação do Jornalista Pedro Bial e da atriz que fazia sucesso no Sai de Baixo (talvez para manter o ibope que o Sai de Baixo dava depois do Fantástico). Tempos depois fica somente o Pedro Bial na apresentação.
Sucesso de repercussão, faturamento e nos tempos aureos também um sucesso de audiência o Big Brother Brasil passa por uma crise de audiência derrubando a audiência das séries que passam na terça (A Teia) e na quinta (Doce de Mãe) e ainda está perdendo com uma regularidade para o Programa Silvio Santos (coisa inédita)
Carecendo de novidades boas para o programa o Se eu Fosse o Diretor irá aconselhar e dar dicas do que a Rede Globo deve fazer para fazer o programa voltar a dar atrativos e que faça assim dar um ibope confortável que faça o programa durar até 2020 (ano que a Globo quer que seja o ano do ultimo BBB) pois o programa tem um excelente faturamento, que chega a superar a soma dos faturamentos da Rede TV, da Gazeta, da Cultura, etc.
ESCOLHA DOS PARTICIPANTES
Como esse reality show consiste em participantes confinados por 3 meses em uma casa, acaba sendo necessário que os participantes sejam interessantes. Neste ano isto não está acontecendo, pois os participantes são desinteressantes. Me perdoem com o uso da palavra, mas tirando a Clara todos os outros parecem um professor de antropologia dando aula sobre Determinismo Social para inúmeros funkeiros. Além disso acho que dessa vez (e outra também) o Boninho escolheu errado mais de 80 por cento dos participantes. Ele achou que pessoas com tatuagens são polêmicas (o que não é verdade) mas acho que ele acha isso por que TODOS OS PARTICIPANTES DO BBB dessa ano tem tatuagens (e muitas até). Mas na hora do “vamos ver’’ eles não tem tanta polêmica, tirando o Casal Lesbico da Clara e da outra que eu esqueci o nome (já que eu não sei o nome de quase ninguém do BBB, por culpa deles mesmo, explico mais tarde). Noventa por cento dos BBB’s atuais não deviam estar lá.
Deviam estar no primo pobre do BBB, chamado A FAZENDA DE VERÃO (A Fazenda com Anônimos). Por isso minha dica: chamem convidados mais interessantes ou que acabem dando repercussão. Por isso Boninho, chame a Inês Brasil (hahaha)
PROVAS DO LÍDER
As provas do líder carecem de criatividade ou um trabalho melhor da produção. As provas da Fazenda são bem feitas com relação a produção delas, com muito trabalho com madeira e coisas mecânicas que fazem o programa ser bem legal nessas partes. A ultima prova do Líder que valeu a pena foi aquelas que fazem com Super Bonder e que grudam pessoas, carros de cabeça para baixo com Super Bonder. Pelo menos não tem aquelas provas chatas com bolinhas, em que em uma caixa está 15 bolinhas pretas e uma vermelha, aquele que tirar a vermelha é o líder.
APRESENTAÇÃO
Depois de mais de 12 anos na apresentação do BBB é necessário um descanso de imagem para o Pedro Bial. Assim seria interessante apostar em um novo apresentador. Já que podem querer alguém mais espontâneo o melhor seria o Tiago Leifert. Ele já está apresentando o The Voice no Segundo Semestre, por que ele não apresentaria o BBB no Primeiro Semestre também?
Mas qual seria o destino do Pedro Bial ? Bom, ele tem aquele programa que ele faz por temporadas chamado Na Moral, em que discutem temas da sociedade com várias pessoas (Seria um Cover do Roberto Justus +). Por que não tornar esse programa fixo na grade da Globo. Mas em qual horário? A Globo poderia colocar na sexta feira depois do Globo Repórter, recebendo assim em alta de uma atração jornalistica para outra atração jornalística mas no formato de debate. Assim a grade normal da Globo ficaria assim: 9:10h Novela das 9 10:20h Globo Repórter 11:30 Na Moral ou Novela das 11h e 00:15h ou 00:30h Jornal da Globo.
Além disso colocar o Tiago Leifert para apresentar o BBB daria um gás maior ao programa com uma figura jornalística como o Bial mas com perfil diferente. Enquanto o Bial é um jornalista que cobriu Guerras, a Queda do Muro de Berlim o Tiago Leifert reinventou o Globo Esporte, imprimindo uma marca mais espontânea ao programa. No BBB ele faria o mesmo.
E com a falta das cronicas de eliminação do Pedro Bial, o Tiago Leifert pode suprir ou fazendo as próprias crônicas ou deixando para uma equipe de roteiristas para fazer as cronicas para ele.
BBB TURBO
O que parecia uma forma do BBB ter um ritmo que contagiasse o público acabou virando um tormento para o ibope do BBB. Em umas 3 semanas o BBB teve em cada semana umas 2 eliminações, 2 paredões, 2 provas do líder e ainda teve o programa de estréia durando só 45 minutos para que Amores Roubados (minissérie que estava MUITO BEM no ibope começasse tarde, por pressão dos anunciantes de Amores Roubados *especulação da imprensa).
O BBB Turbo acabou fazendo com que em 3 semanas o público não soubesse o nome dos participantes, o que faziam, por que estavam lá e o que trariam de construtivo ao programa (falo construtivo em relação ao entretenimento e não a informação). Não sabendo o nome e nem conhecendo direito os participantes e assim não conseguem na maioria das vezes torcer por algum participante e assim o público em geral não vai querer assistir sempre o BBB.
Com relação ao BBB Turbo ‘’Se eu fosse o Diretor’’ eu nunca mais colocaria no ar essa tática furada chamada BBB Turbo que só serviu para desgastar e deixar anônimos os candidatos que estão em um reality show exibido diariamente na maior emissora do País.
OMBUDSMAN NO PROGRAMA
Pode até ser uma inovação para o Programa ter um Ombudsman (que é uma pessoa que faz parte do veiculo de comunicação e critica o próprio veículo), mas acho que o quadro foi sem graça, mesmo com a Monica Iozzi. Além disso tiraram o quadro das Charges que ficava na Terça para colocar esse quadro da Monica Iozzi. Eu continuaria com esse quadro mas em outro dia, tipo na quinta feira ou no domingo mesmo.
PAREDÃO
O paredão quase sempre é feito no confessionário assim o programa acaba não pegando fogo como A FAZENDA, em que as votações são feitas SEMPRE ABERTAS o que sempre gera barraco e deixa o programa pegando fogo e podendo repercurtir mais e dar mais ibope. Assim Se eu Fosse Diretor TODOS OS PAREDÕES SERIAM ABERTOS .
DIREÇÃO DE NÚCLEO DO BIG BROTHER BRASIL
Acho que depois de mais de 12 anos dirigindo o BBB o Boninho deve sair da Direção do BBB. Não é por incompetência, pelo contrário, ele foi um bom diretor. Mas a revigorada no BBB deve ser feita tanto na apresentação como na Produção e na Direção.
E o Boninho até que está atarefado demais com programas para dirigir já que ele dirige o Mais Você, o Encontro com Fátima Bernades, o The Voice, dirigia o TV Xuxa e ainda dirige o BBB. Mesmo que como Diretor de Núcleo, acaba sendo trabalho demais dirigir 2 programas diários, um semanal e três de temporadas (já que em Maio ele irá dirigir o Reality Show Super Star). Assim ele não sentirá falta do programa.
O substituto do Boninho seria alguém que pudesse dar uma sacudida na Reality. O escolhido seria o Atual Diretor da A FAZENDA Rodrigo Carelli, especialista em direção de realitys shows de confinamento (Foi o Diretor Geral da Casa dos Artistas e Atual Diretor da Fazenda).
O Carelli cumpriria muito bem a missão já que dirigindo a Fazenda ele chegou a fazer o Reality ganhar mais repercussão do que a Novela das 9 da Globo.
PROMOVER BRIGAS CAUSADAS PELA PRÓPRIA PRODUÇÃO DO PROGRAMA
Pode parecer até incorreto mas uma coisa pode ser feita para o programa repercutir mais, seria promover inúmeras brigas. Para isso a Direção do BBB não pode permitir que nenhum confinado tenha um livro, músicas ou cd’s para ficar fechado no próprio canto. Além disso, o BBB criaria um novo elemento para o programa que seria O SABOTADOR, que seria um cara da própria produção do Programa que iria, por exemplo, pegar um objeto de alguém do reality e colocar na bolsa do outro ou criar um boato falso envolvendo a pessoa do programa e aí seria acusado outro, etc.
Claro, que para não ocorrer processos para o BBB os confinados assinariam um contrato em que a produção pode os fazer participarem de qualquer coisa, desde que não faça mal a saúde deles.
CENSURA A SITES QUE COBREM O BBB
Se eu Fosse o Diretor eu não processaria o UOL, o Terra, o R7, entre outros sites que fazem cobertura especial do BBB, pois mesmo que os sites acabem concorrendo com o GSHOW (da Globo), a internet divulga o próprio programa. Impedir isso pode fazer com que todos os sites se juntem e façam uma retaliação a Globo, não divulgando e noticiando mais nada do canal mais assistido. Só quem perde com isso é a própria Globo, pois as polêmicas são mais repercutidas se outros sites também falarem sobre isso. Assim a audiência aumenta. A não ser que a Globo proibiu o UOL e outros sites por causa daquelas enquetes que faziam com que a Globo não pudesse manipular os resultados.
ANÔNIMOS OU FAMOSOS
Outra forma do BBB durar até 2020 é fazer com que os participantes não sejam somente meros anônimos, mas também sub-celebridades e outros tipos de famosos.
Como a Globo é a maior emissora do país e tem um casting de atores, artistas e cantores grande, ela não terá dificuldade para arrumar o elenco completo do Reality.
Assim termina o Se eu Fosse o Diretor dessa semana. Semana que vem falo sobre o que o Raul Gil deve fazer para salvar o programa dele, antes dele migrar para a Record. (*especulação da imprensa)
Minhas Redes Sociais:
• @matheus_valadao (Twitter)
• @laurofontana (Twitter de um personagem que criei que posso utilizar posteriormente aqui)
• www.comediacentral.blogspot.com (Blog de Humor Independente criado por mim, não posto muito lá, mas misteriosamente sempre tenho bons acessos nesse site)
• matheus@bastidoresdatv.com.br (E-Mail meu no Bastidores da TV)
• Mvlopes95@gmail.com (E-Mail meu no Gmail)





