Coluna: Tiago Leifert acertou ao arriscar

Coluna: Tiago Leifert acertou ao arriscar

LogoKennedyOlá pessoal! Hoje a coluna “TV em Debate” irá falar sobre o apresentador do “The Voice Brasil”, antes queria deixar o link do texto da semana passada sobre o esporte no SBT. Acesse, clicando AQUI.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Em 2009, Tiago Leifert introduziu um formato diferente ao “Globo Esporte SP”. Dispensou o Teleprompter, e apostou na espontaneidade e bom humor, passou a conduzir de forma bem mais leve o programa. Certas vezes o exagero do humor feito pelo jornalista incomodava, mas logo passava o incômodo com mais uma excelente reportagem. Durante a Copa do Mundo de 2010, desenvolveu o programa “Central da Copa” que não agregou muito, mas rendeu um episódio histórico ao comentar o assunto da campanha “Cala a boca, Galvão”, com o próprio narrador.

Estabilizado no esporte, de repente Leifert sai dessa sua “zona de conforto” e passa a comandar o “The Voice Brasil”, e o resultado foi surpreendente. Deixou de lado o humor, que nem sempre fazia bem, e se mostrou maduro e seguro para apresentar um programa de tal qualidade. Além de ter uma boa sintonia com as repórteres, consegue conter os exageros dos jurados e dar dinamismo à atração, sem ser inconveniente ou antipático.

Um ponto muito especial no apresentador é o fato de não usar TP (aparelho empregado principalmente no jornalismo, que permite a leitura sem desviar o olhar da câmera), isso lhe dá muito mais espaço para o improviso, fato este que o fez se destacar no meio jornalístico. Na final do “The Voice Brasil” pudemos notar que isso faz diferença, por não se deixar “roteirizar” tanto, fez com que se abrisse espaço para a emoção do apresentador ao anunciar os vencedores do programa.

Se tornar editor e apresentador de um programa esportivo não é tarefa fácil, principalmente quando se introduz um formato diferente em uma atração já existente. Mais complicado ainda é sair de uma área onde está estabilizado, e apostar cada vez mais em outra que não se tem costume.  Por esses vários quesitos Tiago Leifert merece sim reconhecimento, espaço para evolução e aprendizagem sempre há, entretanto, o atual também deve ser exaltado.

O que acha do apresentador? Deixe nos comentários.

Para opiniões, sugestões, críticas ou elogios, me siga no Twitter: @kennedychris14

 

Compartilhar: