Shame Sunday: Com amadorismo, Record TV aposta alto em novos domingos e leva nocaute do SBT

Quem entende o mínimo de televisão já previa antes do lançamento que o “super domingo” da Record TV, que estreou hoje (08/03), seria um domingo de vexame (Shame Sunday – em inglês). Cansada de perder em audiência para o SBT no dia mais importante para a TV brasileira, a emissora tentou inovar e após muita expectativa colocou no ar “um novo” com ar de “mais do mesmo”. Durante o evento “Domingo Talks”, os convidados já tiveram um aperitivo do que seria a nova grade da Record. O retorno dos desenhos bíblicos no início das manhãs até surtiu efeito e a Record acabou perdendo por apenas um ponto na prévia da Grande SP (SBT 3,0 X 2,0 Record). Em seguida, o coringa” Chaves” com o clássico episódio “Vamos todos a Acapulco”, não deu chance alguma para a estreia da versão dominical do “Hoje em Dia”. O episódio não era exibido há três anos pela emissora. Das 09h às 11h, o SBT marcou 6,0 contra 3,0 da emissora da Barra Funda, segundo números arredondados da prévia medida pela Kantar Ibope no maior mercado do país. Se o programa já não é mais há muito tempo um sucesso nas manhãs da emissora, de segunda a sexta-feira, somente um milagre faria com que a revista eletrônica tivesse desempenho melhor aos domingos.

A maior estreia, no entanto, entrou no ar das 11h às 14h05. Sabrina Sato assumiu o comando do novo “Domingo Show”, substituindo Geraldo Luís. O atual comandante do “Balanço Geral SP”, em seu auge, chegava a liderar nos domingos, até que a própria emissora o boicotou cortando o auditório, a duração e o ao vivo da atração. A japa mais famosa da telinha deu a metade da audiência de Celso Portiolli e seu “Domingo Legal” ao vivo. A prévia da Grande SP foi bem previsível (SBT 8,0 X 4,0 Record). Com novos quadros, a emissora aposta alto na nova fase de uma atração que saiu do ar há algumas semanas justamente porque não deu certo. O departamento de inteligência da Record TV, que nos seus melhores anos tirou a principal estrela da emissora de Silvio Santos por um salário de R$ 3 milhões, dessa vez resolveu apostar num nome da casa na difícil guerra dominical. Jogaram Sabrina aos leões. Apesar do carisma, a apresentadora tem muito sushi para comer antes de comandar uma atração aos domingos. Se não bastasse isso, a emissora do bispo Edir Macedo não se deu ao trabalho de pelo menos mudar o nome da atração e foi pra guerra com um programa gravado contra um ao vivo do SBT, esse turbinado de atrações de peso. Certamente nomes como Gilberto Barros, o Leão, no comando do “Domingo Total” ou do “Domingaço”, ao vivo, colocaria o canal em outro patamar – só para citar um dos grandes artistas que está fora do ar e que merece uma nova oportunidade.
Enquanto isso, o “Domingo Legal”, exibido pelo SBT das 11h às 15h28 se manteve na vice-liderança absoluta contra Sabrina e Rodrigo Faro que teve o horário do seu programa alterado para 14h05 às 18h. Durante a atração de Portiolli, o SBT ficou com 8,0 pontos de média e pico de 10,0 contra 4,0 da Record (números arredondados). O desempenho foi semelhante em outras praças, segundo os números prévios. No Rio de Janeiro, o “Domingo Legal” venceu a Record por 7,0 a 3,0 e em Porto Alegre por 5,0 a 2,0.
Eliana já começou seu programa com uma atração de peso. A apresentadora visitou a fazenda do seu colega de SBT, Carlos Massa (Ratinho) e segurou bem a audiência herdada do “Domingo Legal”. Mesmo contra o futebol na Globo, a loira do SBT alcançou picos de 12 pontos. Na média geral, o “Eliana” marcou 11,0 pontos contra 7,0 da nova grade da Record, segundo dados prévios da Grande SP, arredondados pelo Bastidores da TV. No confronto com o “Hora do Faro” que prometia mais entretenimento e menos assistencialismo e choro, com o retorno do quadro “Dança Gatinho”, a Record marcou 6,0 pontos de média contra 10,0 pontos do SBT, segundo prévia da Grande SP. Rodrigo Faro não teve um 2019 nada alegre. Perdeu para Eliana quase em todas as disputas. 2020 promete não ser um ano nada fácil para o apresentador.

Por fim, Xuxa Meneghel estreou nos domingos da Record TV com o reality musical “The Four Brasil”, na faixa das 18h23 às 19h43, num épico confronto com Eliana (SBT) e Faustão (Globo). A rainha dos baixinhos comandando um formato internacional pouco lembra a ex-apresentadora global. Limitaram Xuxa com uma atração engessada e o resultado não surpreendeu nem mesmo a mãe de Sasha. Com um belo cenário e herdando em alta da volta do “Dança Gatinho”, única atração do “Hora do Faro” que conseguiu emplacar na audiência, o “The Four” estreou 23 minutos após o que havia sido anunciado pela emissora. A atração concorreu contra o quadro “Famosos da Internet” do “Eliana” e o programa “Roda a Roda Jequiti”. A batalha entre loiras foi favorável à Eliana que chegou a abrir 6 pontos de vantagem contra Xuxa. Na média geral, Xuxa marcou 6,0 pontos para a Record contra 11,0 do SBT.
Das 09h às 19h45, horário em que foi ao ar o “caviar” da nova grade dominical da Record TV, a emissora marcou na Grande SP uma das piores médias das últimas duas décadas, 5,0 pontos. Segundo os dados prévios da Kantar Ibope, obtidos pelo Bastidores da TV, a Globo liderou com folga e o SBT chegou a abrir 3 pontos de vantagem ficando com 8,0 pontos. Em diversos momentos, a Band esteve na cola da Record. Para encerrar o domingo especial, a Record TV ainda apostou em um novo visual para o “Domingo Espetacular” e uma nova temporada do “Câmera Record”.
Certamente o que era para ser um “super domingo” para a Record TV, acabou se tornando um vexame, o qual diretores e apresentadores da emissora, vão querer apagar definitivamente da história. As novidades da emissora da Barra Funda foram ofuscadas pela volta dos programas inéditos do SBT. Na internet, outrora, há “críticos” de TV que afirmam que o “super domingo” de estreias da Record não pode servir de parâmetro e que só após quatro semanas a emissora poderá avaliar o seu desempenho. Resta saber se a grade durará até lá. Que venham os próximos domingos…
*Em 2020, o ponto de audiência na Grande São Paulo é equivalente a 74.987 domicílios (o equivalente a 203.309 pessoas). Todos os dados da matéria são prévios e podem sofrer alterações no consolidado. Tomando as diretrizes matemáticas, todas as prévias dos programas foram arredondadas pelo Bastidores da TV. Os dados consolidados serão divulgados nesta segunda (09), pela Kantar Ibope.
E-mail: julio@bastidoresdatv.com.br
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin