“Fofocalizando” completa três anos no SBT, mas ainda necessita dar motivos para sua existência

“Fofocalizando” completa três anos no SBT, mas ainda necessita dar motivos para sua existência

Lançado em 2016 como “Fofocando” e depois rebatizado como “Fofocalizando”, exatamente em 23 de janeiro de 2017, com inúmeras mudanças, desde o elenco até a direção, o programa continua na grade do SBT, numa fase estável em audiência. Após um longo período perdendo para a rival Record TV, a atração vem disputando ponto a ponto a vice-liderança nas últimas semanas. Apesar de desempenho satisfatório, o “Fofocalizando” completa três anos no ar sem até agora mostrar por qual razão foi criado e ainda permanece no ar.

A atração que já foi comandada por Décio Piccinini, Léo Dias, Leão Lobo, Lívia Andrade e Mamma Bruschetta, recentemente passou por novas mudanças, a fim de rejuvenescer. Chris Flores e Lívia Andrade passaram a dividir o comando, tendo o retorno da dispensável Mara Maravilha como parte do elenco. Apesar das polêmicas renderem mídia, nada alterou o desempenho de audiência. Enquanto o fenômeno “A Hora da Venenosa” se consolidou em todo Brasil, não somente na Record TV SP, justamente por fazer o oposto: equipes sintonizadas e com empatia tanto entre o elenco como com o telespectador. Já o “Fofocalizando” tropeça no mesmo erro do “Se Joga” (Globo), um fiasco justamente pela falta de química entre os três apresentadores, além de quadros e conteúdo muitas vezes desnecessários.

Com excelente repercussão na internet, programa ainda necessita criar identidade própria na TV. “Fofocalizando” é um dos campeões de acessos no site do SBT, além de ser destaque nas redes sociais.

Se de um lado as notícias do programa de fofocas do SBT repercute mais do que as dadas pelas concorrentes, ainda há um entrave: o mais importante é a informação ou integrantes da atração tentando causar polêmicas desnecessárias e muitas vezes querendo aparecer mais do que a notícia? Lívia Andrade, Mara Maravilha, Leão Lobo e Gabriel Cartolano hoje estão responsáveis pela atração. Chris Flores só retorna ao programa após a gravação da nova temporada do reality “Fábrica de Casamentos”. A saída de Léo Dias para a RedeTV! também não afetou a audiência até o momento, porém sua falta é sentida principalmente na linha editorial. Ele era a principal fonte de exclusivas do programa. O desafio desde então é a emissora preencher essa lacuna com uma nova contratação, até mesmo para que a atração também tenha conteúdo inédito diariamente.

O desempenho de audiência e faturamento do “Fofocalizando” nestes primeiros meses de 2020 certamente será decisivo para sua continuidade ou sua extinção. O SBT não pode apenas contar com o fraco desempenho das principais concorrentes para se dar bem. Um telespectador fiel só é conquistado com qualidade, sinergia e identidade própria.

E-mail: julio@bastidoresdatv.com.br
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin

Compartilhar: