Parceria: Massa FM deve se tornar emissora de rádio oficial do SBT em São Paulo e em diversas capitais

A mais nova emissora de rádio da cidade de São Paulo, a Massa FM 92.9 (frequência até então usada pela Feliz FM), lançada oficialmente no dia 25 de setembro, além de ser a partir da próxima semana a nova cabeça de rede das 36 emissoras de rádio do empresário e comunicador Carlos Massa (Ratinho), também será a médio prazo uma importante parceira do SBT, emissora em que Ratinho apresenta seu programa diário há 21 anos e que até então não contava com uma emissora de rádio para alavancar sua programação. Em uma estratégia de “crossmedia”, a Massa FM 92.9 será importante para o SBT, assim como o SBT será fundamental para o sucesso da nova emissora da Grande São Paulo.

Essa parceria já existe com a Rede Massa SBT e Massa FM 97.7 de Curitiba, além de outras sucursais que também são afiliadas ao canal de Silvio Santos em solos paranaenses. Em Florianópolis, Blumenau e Lages, a Massa FM possui outra parceira importante, o SCC SBT, da Família Amaral. De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, até o momento não há nada oficial entre a Massa FM e o SBT, mas segundo a emissora de Silvio Santos declarou ao Bastidores da TV, a boa relação entre Ratinho e o canal já criaram uma parceria informal. “Temos a pretensão de oficializar essa parceria”.
Entre os talentos da nova rádio paulistana, estão Rony Magrini (ex-Rádio Globo e Capital), Roberto Hais (ex-89 FM, Transamérica e Band) e Telma Emerik (ex-Rádio Disney e Jovem Pan e narradora do Esquadrão da Moda no SBT). O próprio Ratinho e outros artistas do SBT poderão fazer participações na rede de rádios que já atinge 23 milhões de ouvintes e pretende chegar até dezembro a 40 emissoras afiliadas em todo Brasil. Vale lembrar que a Massa FM já transmite com exclusividade no início da madrugada o “The Noite” com Danilo Gentili, além de veicular comerciais de apoio ao “Teleton 2019”. Outra ligação forte com o SBT é a sua voz padrão institucional, do locutor ”Bem-te-vi”, uma marca do SBT desde a TVS. O “Programa do Ratinho” deve também servir de vitrine para divulgação da nova fase da Massa FM, rede que já está entre as quatro maiores do país e que em São Paulo tem a difícil tarefa de quebrar a hegemonia da Band FM, emissora que há anos se isola no primeiro lugar.
Embora Silvio Santos tenha nascido no rádio e por muitos anos tenha sido por este meio que se tornou o inesquecível “Peru que Fala”, diferentemente de outros grupos de comunicação, nunca investiu no rádio. 38 anos após a fundação do SBT, o canal finalmente tem a oportunidade de mudar essa história, através da iniciativa de Ratinho, um amante do SBT e fã incondicional do eterno “Homem do Baú”. A TV e o Rádio tiveram que digerir a internet, mas até hoje muitos empresários de comunicação não entenderam que o rádio e a TV também podem e devem caminhar lado a lado. Os grupos Band, Record e Globo, por exemplo, donos de diversas frequências tratam o rádio como um meio isolado e sem estratégia até hoje acreditam que ouvintes não assistem televisão.
Siga/Participe:
*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV
E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin