“Plim-Plim”: Rede Globo completa 52 anos como a segunda maior rede de TV do mundo

“Plim-Plim”: Rede Globo completa 52 anos como a segunda maior rede de TV do mundo

Odiada por uma parcela da população que sempre lhe acusou de ser golpista, justamente pelas suas posições politicas. Amada e idolatrada por milhões de brasileiros, pela excelência de suas produções e seu padrão de qualidade internacional. Em 26 de abril de 1965, nascia aquela que se tornaria a segunda maior rede de TV do mundo. Com faturamento anual na casa dos R$ 10 bilhões, a “vênus platinada” completa 52 anos, líder absoluta em audiência.

Emissora tem faturamento e audiência maior do que a soma de todas as concorrentes brasileiras.

A Rede “Globo” tem o nome que pode hoje ser explicado pela própria logomarca. O famoso globo, criado em 1973, pelo designer Hans Donner, representa a Terra e o retângulo é o aparelho de televisão. O logotipo mostra o globo terrestre (primeira esfera), com um retângulo (a televisão), mostrando o próprio planeta (segunda esfera). É uma idéia simples, criativa e com uma visão filosófica: o homem, através da tecnologia, vê o mundo e tudo o que o cerca diante da TV, inclusive o próprio homem. Talvez o famoso slogan “Rede Globo: a gente se vê por aqui”, tenha inspiração no conceito da logo.

A evolução da marca

Seja através das novelas, dos telejornais, do esporte ou de seus programas. Não importa qual seja o segmento, a Globo conseguiu colocar o país na rota dos maiores conglomerados de mídia do planeta. Exportando novelas para dezenas de países e sendo premiada nos mais importantes festivais, a emissora fundada por Roberto Marinho conquistou o globo terrestre.

Mas nem tudo em sua história foram glórias. Alguns incêndios destruíram seus estúdios, obrigando a emissora a recomeçar das cinzas. Em 2003, após um endividamento bilionário provocado pelos investimentos na criação da TV por assinatura no país e da programadora Globosat, a TV Globo foi colocada como garantia. A emissora entrou em moratória e teve que se reinventar para dar a volta por cima. Não demorou muito para que a Globo passasse de “falida” para a maior emissora de comunicação, após a rede americana ABC. Com monopólio de mercado ou ideologias politicas que dividem o Brasil, nada tira o mérito da emissora do “Plim-Plim”, ao colocar o nosso país em destaque e no topo do globo.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Compartilhar: