Sem SBT, Record e RedeTV, empresas NET e Sky registram o topo de reclamações – Operadora “vende” antena UHF como “cortesia”

Sem SBT, Record e RedeTV, empresas NET e Sky registram o topo de reclamações – Operadora “vende” antena UHF como “cortesia”
Redes abertas de TV estavam nos pacotes pagos das operadoras

O site “Reclame Aqui”, principal canal online de reclamações do país, avaliando a reputação de mais de 70 mil empresas e órgãos públicos, registra um grande fluxo de reclamações contra operadoras de TV paga, nos últimos 30 dias, de acordo com levantamento do BastidoresDaTV. Desde que NET, ClaroTV e SKy cortaram o sinal de SBT, RecordTV e RedeTV, para a Grande SP e Brasília, as empresas lideram o ranking de reclamações, segundo avaliação dos consumidores que utilizam o canal. É tanta reclamação que a NET até parou de responder os consumidores, através do site.

Operadoras estão no topo de reclamações de site especializado. Reclamações da Vivo são por telefonia e internet, em sua maioria.

De 12 de março a 12 de abril, a NET lidera o ranking de piores empresas do “Reclame Aqui”, com 9.465 clientes totalmente insatisfeitos. No período, os 9.465 clientes que registraram reclamações no site, não foram respondidos pela NET. A Sky recebeu 6.693 reclamações, ocupando o terceiro lugar geral de ocorrências no site. A Oi aparece em 11° lugar com 3.756 e a Claro em 13° lugar com 3.586 reclamações. A Vivo está em segundo com 9.174 ocorrências. No entanto, as reclamações englobam todos os serviços, como telefonia fixa, móvel, internet a cabo e TV por assinatura.

Alguns usuários do “Reclame Aqui” relatam que ao ligar para suas operadoras de TV, para cancelar a assinatura, devido a ausência dos sinais de SBT, RecordTV e RedeTV, os atendentes oferecem como “cortesia”, a instalação de uma antena UHF para que os clientes tenham acesso aos canais. No entanto, a “cortesia” relatada, acaba no momento que as operadoras, como a Sky, estariam cobrando uma taxa de R$ 80 para a visita de um técnico e instalação da antena UHF. Há relatos ainda, de que ao tentar cancelar a TV por assinatura, os atendentes informam que não há sistema disponível no momento e em alguns casos, operadores informam que o cliente deverá pagar multa e a fidelidade.

Mesmo que os sinais das emissoras abertas fossem liberados gratuitamente, até o encerramento das transmissões analógicas, o Código de Defesa do Consumidor deixa claro que é de total responsabilidade das operadoras fornecer todos os canais ofertados em contrato. Caso contrário, o cliente pode ligar para a operadora e cancelar sua assinatura, sem pagamento de multas. Se sentir lesado, o consumidor pode ainda abrir reclamação no Procon de sua cidade, no Juizado Especial e na Anatel. Nunca esqueça de anotar o número de protocolo de reclamação feito com a operadora. Somente com este protocolo é possível ter sucesso junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Redes abertas de TV estavam nos pacotes pagos das operadoras

Com a entrada do sinal 100% digital da TV aberta, as emissoras possuem autorização para a cobrança de seus sinais digitais, nas plataformas fechadas. A Simba Content foi criada por SBT, RecordTV e RedeTV para negociar a venda dos conteúdos das três emissoras para as operadoras, assim como é feito pela Globosat. No entanto, até o momento, as operadoras não entraram em acordo com a Simba e o sinal das três emissoras não pode ser acessado em operadoras como NET, ClaroTV, SKy e OiTV. A VivoTV é a única que continua com os sinais abertos, por aceitar negociação com a Simba.

NET tem o pior índice de satisfação no site “Reclame Aqui”

Canais de defesa do consumidor:

Procon – Ligue 151

Reclame Aqui – Acesse o site www.reclameaqui.com.br

Anatel – Ligue gratuitamente para 0800 33 2001

 

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