Justiça absolve Danilo Gentili por oferecer banana a negro

O apresentador Danilo Gentili foi absolvido pela 10ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo da acusação de racismo. Danilo ofereceu uma banana a um internauta negro, em 2012, via twitter. A sentença foi assinada nessa quinta-feira (24) e encaminhada para o despacho ontem (29).
De acordo com o juiz Marcelo Matias Pereira, não houve a intenção de ofender a honra da vítima, na mensagem escrita por Gentili. Para ser configurada ofensiva, “seria necessário algo a mais do que uma piada grosseira e infeliz, vale dizer, um intuito de realmente ofender a vítima, desqualificando-a pela cor de sua pele, o que não ocorreu no caso em questão”.
A ofensa não teve reconhecimento da Justiça, pois o acusador já se autointitulou ‘King Kong’ no twitter. Mesmo absolvido, o juiz ainda fez questão de ressaltar alguns valores para Danilo Gentili e o orientou a tomar cuidado com as piadas que podem ser interpretadas como ofensa. “O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico”, disse o juiz.
O fato ocorreu no dia 1 de outubro de 2012, quando Danilo questionou quantas bananas Thiago Ribeiro queria para deixar a história de lado. Danilo explicou que estava sendo provocado por Ribeiro, na rede social, desde o dia 29 de setembro, com mensagens em que o mesmo se chamava de “macaco, preto, neguinho e King Kong”.

