Coluna: Filmes de Terror na TV Aberta

Coluna: Filmes de Terror na TV Aberta

HumorTV

Foi um tempo nostálgico, e não há como negar. Muitos não gostam, e nem aprovam, acreditam que gêneros como estes não agregam em nada. Mas um fato é inegável, os clássicos do terror fizeram a cabeça e a garganta dos telespectadores. Grandes nomes da literatura tiveram seus textos transformados em atrações cinematográficas, sendo considerado o pai deste segmento o autor Stephen King. Alguns exemplos: “Christine , o carro assassino“, “A Dança da Morte“, “Carrie – A Estranha“, “O Cemitério Maldito” e “O Iluminado“.

4.2.7
Cena épica do filme: “O Iluminado”

Mas foi a partir da década de 80 que este ramo do cinema despontou de vez, as apostas em filmes deste gênero aumentaram consideravelmente – e constatou-se neste instante a presença garantida dos “slashers“, películas estas onde incrementam-se assassinos em série, que matam suas vítimas aleatoriamente. Como no caso de “Sexta-Feira 13” e “O Massacre da Serra Elétrica” .

Freddy-VS-Jason
Jason Voorhees – Vilão imortalizado pela franquia “Sexta-Feira 13”

No Brasil estes filmes começaram a chamar a atenção da mídia só a partir dos anos 90, antes apenas as boas e velhas locadoras que podiam suprir a necessidade dos fãs ficcionais. Visto como um fragmento lucrativo, ganhou o destaque das emissoras de TV, que viram no gênero um ótimo investimento. Foi a partir deste instante que nasceu o Cine Trash na Rede Bandeirantes e a TV Terror na RedeTV!.

filmes-terror

Bonecos assassinos, zumbis, cobras, múmias e assassinos em série foram apenas alguns dos assuntos centrais abordados nestas sessões de filmes na TV aberta. O Cine Trash foi uma sessão de filmes diária, apresentado pelo saudoso Zé do Caixão, exibia clássicos do terror em plena tarde, tais como: “Fome Animal“, “The Evil Dead” e “A Noite dos Mortos-Vivos“. Teve problemas com a classificação indicativa e posteriormente acabou por sair do ar.

Abertura do “Cine Trash” exibido pela Band

Mas a sessão de filmes que chamou mesmo a atenção foi a TV Terror da RedeTV!, por três motivos:

1) Era exibido em um horário ideal que permitia a exibição dos filmes sem cortes;

2) Passava nas madrugadas de sábado a noite;

3) Exibiu grandes franquias, tais como: “Sexta-Feira 13“, “Terror em Amityville” e “O Massacre da Serra Elétrica” garantindo desta forma um aderência maior do público.

Chamadas das estreias da RedeTV! incluindo o “TV Terror”

É impossível não associar estes clássicos a medo, angústia e desespero, mas também a momentos de descontração com os amigos, brincadeiras de halloween e tudo mais. Por conta disso, é possível dizer que eles fazem uma tremenda falta na TV aberta.

E você, se lembra de algum filme destas sessões? Comente! Vamos relembrar.

Fico por aqui, até semana que vem!

E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.

Espero por vocês @Hjms_QuimTV

Até a próxima #Partiu

Compartilhar: