Coluna: Parece que a Band vai imitar a grade do SBT por causa do Luiz Bacci

Coluna: Parece que a Band vai imitar a grade do SBT por causa do Luiz Bacci
Luiz Bacci, o futuro Ratinho da Bandeirantes

ColunistaCom a contratação do Luiz Bacci e a mudança de horário do “CQC” para as 11 horas da noite, a Band parece que pretende imitar a estrutura da faixa nobre do SBT.

Essa atitude ocorre após uma queda expressiva nos índices de audiência da Bandeirantes na faixa noturna, tendo programas consolidados como “A Liga”, “CQC”, “Polícia 24 Horas” e a reprise do “Pânico”, patinando entre 3 a 4 pontos. Além disso, o “Agora é Tarde” também está patinando nos 1,5 a 2,5 pontos. A conclusão que explique esta situação terrível na grade noturna da Band pode envolver o fato de que o desenho “Os Simpsons” e o seriado “Como Conheci sua Mãe” não conseguem levantar o ibope sofrível que recebe do RR Soares, que manda com menos de 1 ponto para o seriado e para o desenho cômico.

A solução para esse problema pode envolver colocar um programa de auditório no esquema do Ratinho, mas com um foco sensacionalista para receber ibope de migração das novelas das nove da Globo e entregar em alta para a faixa nobre da Bandeirantes. Essa estratégia seria diária, com exceção das quartas feiras que teria o Futebol e esse evento já eleva o ibope normal da Band; copiando, assim, o modelo do SBT, em que o Ratinho recebe migração da Globo para entregar para as atrações da faixa nobre.

Luiz Bacci, o futuro Ratinho da Bandeirantes
Luiz Bacci, o futuro Ratinho da Bandeirantes

Inicialmente, o escolhido para tocar o projeto seria o Gugu Liberato, que estaria cansado de programas dominicais e pretendia focar em novos desafios e projetos. Mas ele preferiu consolidar a sua produtora de programas (a GGP) e fez uma parceria com a Endemol, para produzir games-shows para sua ex-emissora (a Rede Record).

Então, o escolhido passou a ser o jornalista Luiz Bacci, que estava no auge de sua carreira apresentando o “Balanço Geral São Paulo”; e que conseguia trucidar a Globo e o SBT no ibope, chegando até a vencer programas tradicionais da poderosa Rede Globo, como o “Globo Esporte”, o “Jornal Hoje” e o “Video Show”. E ainda fazia o “Cidade Alerta” aos sábados. Mas ele não estava satisfeito. Queria voltar a ser apresentador de auditório, como era na Manchete (fazendo o “Domingo no Palco”, quando era criança) e como era no Sistema Brasileiro de Televisão (quando foi apresentador da volta do “Fantasia”).

Para levar o Luiz Bacci à Band, teve que pagar uma altíssima multa rescisória à Record e ter oferecido um alto salário; e a realização do sonho desse apresentador para convencer o Bacci a mudar de emissora. Dinheiro não foi o problema para a Bandeirantes, que está renegociando o aluguel dos 50 minutos do “Show da Fé”, com o RR Soares (e pode ir para mais de 10 milhões de reais por mês). Além disso, corre o boato de que a Globo emprestou uma graninha para a Band tirar aquele que deixava o “Video Show” em segundo lugar.

O novo contratado da quarta maior emissora do país irá ganhar um programa de auditório baseado em um formato argentino, em que se misturam polêmicas e celebridades, chamado “Intrusos”, com o formato misturado com o antigo “Boa Noite Brasil” (apresentado pelo Flávio Cavalcante e pelo Gilberto Barros). Esse será o programa diário. Ele ainda ganhará um programa dominical antes do “Pânico”, no formato de game-show, que pode ser o estilo “Quem Quer ser um Milionário” (comprado para o Datena apresentar).

Luiz Bacci em um programa de auditório. Daqui a alguns meses ele terá o seu próprio programa
Luiz Bacci em um programa de auditório. Daqui a alguns meses ele terá o seu próprio programa

Assim temos a conclusão de que o Luiz Bacci pretende fazer um retorno ao “Boa Noite Brasil”, mas com elementos do “Ratinho Livre”, para enfrentar e receber migração das novelas das três emissoras mais assistidas. Como ele vai receber quase que no traço do “Religioso”, ele acabará tendo um trabalho difícil para consolidar na Bandeirantes. Mas ele tem talento para elevar o ibope.

Como o programa será ao vivo (para executar estratégias de programação de acordo com a grade das concorrentes), a Band vai ter que procurar um estúdio para possibilitar tudo isso, pelo fato dela só ter um estúdio de auditório nas instalações no Morumbi. A solução seria alugar um daqueles cine-teatros em São Paulo e reformar para realizar o programa nesse cinema. Existem vários cinemas para isso, como o “Cine Ipiranga”, que é perto do metrô (poupando custos com caravanas, pois elas teriam uma forma fácil de chegar até o “Programa do Bacci”).

Desejamos sorte para ele, porque seus concorrentes vão fazer de tudo para o novo “Boa Noite Brasil” ter pouca audiência. E desejo sorte para o Diego Guebel (diretor artístico da Band, por ter tanta criatividade para fazer uma grade de horário parecida estruturalmente com a do SBT).

A grade pode ficar assim:

 

  • Segunda-Feira :

 

8:30h: “Show da Fé”

9:20h: “Boa Noite Brasil”, com Luiz Bacci

11h: “CQC”

01h: “Jornal da Noite”

 

  • Terça-Feira:

 

8:30h: “Show da Fé”

9:20h: “Boa Noite Brasil”, com Luiz Bacci

11h: “A Liga”

00h: “Agora é Tarde”, com Rafinha Bastos

01h: “Jornal da Noite”

 

  • Quarta-Feira: (não tem o “Boa Noite Brasil” por causa do futebol, a não ser que não tenha jogo no dia)

 

8:30h: “Show da Fé”

9:20h: “Futebol”

11:50h: “Agora é Tarde”, com Rafinha Bastos

00:50h: “Jornal da Noite”

 

  • Quinta-Feira:

 

8:30h: “Show da Fé”

9:20h: “Boa Noite Brasil”, com Luiz Bacci

11h: “Polícia 24 Horas”

00h: “Agora é Tarde”, com Rafinha Bastos

01h: “Jornal da Noite”

 

  • Sexta Feira:

 

8:30h: “Show da Fé”

9:20h “Boa Noite Brasil”, com Luiz Bacci

11h: “Reprise do Pânico na Band”

00:30h: “Agora é Tarde”, com Rafinha Bastos

01:30h: “Jornal da Noite”

 

  • Domingo:

 

18h: “Terceiro Tempo”

20h: “Quem Quer ser um Milionário” (como o Bacci rs rs), com Luiz Bacci

21h: “Pânico na Band”

 

Sem mais. Semana que vem minha coluna irá trazer mais uma crônica de humor sobre o Datena relacionada à Copa do Mundo.

 

Minhas redes sociais:

@matheus_valadao (Twitter)

@laurofontana (Twitter de um personagem que criei e que posso utilizar posteriormente aqui)

www.comediacentral.blogspot.com (blog de humor independente criado por mim, não posto muito lá, mas misteriosamente sempre tenho bons acessos nesse site)

matheus@bastidoresdatv.com.br (meu e-mail no “Bastidores da TV”)

mvlopes95@gmail.com (meu e-mail no Gmail)

Compartilhar: