SBT investe em seu portal, prepara mudanças no aplicativo e estuda se continua parceria ou cria plataforma de streaming própria

O site do SBT foi completamente renovado. Agora o usuário encontra a programação completa da emissora de Silvio Santos, com visual moderno e totalmente adaptado para todas as telas. O internauta pode encontrar conteúdos diversos e notícias do jornalismo, um primeiro passo do projeto que visa transformar o espaço em um portal de notícias e variedades. “Adotamos a tecnologia Google Cloud para permitir total estabilidade durante a navegação e priorizamos a experiência do usuário. Uma das novidades é a área Meu SBT onde os fãs poderão fazer seu cadastro, administrar suas inscrições com facilidade e escolher seus programas favoritos”, comenta a assessoria de imprensa do SBT ao Bastidores da TV.

No site, que já ganha ares de portal, sete emissoras, entre afiliadas e filiais já estão totalmente integradas. A meta é que as 114 emissoras tenham seu conteúdo unificado no portal nos próximos dois anos, como a coluna do Bastidores da TV chegou a adiantar em 2017. Isso já ocorre com o SCC SBT, a VTV e a TV Allamanda, além das emissoras próprias da rede. Os formatos publicitários também foram adequados às demandas de mercado.
O App do SBT é hoje mais uma alternativa para os usuários assistirem à programação ao vivo da emissora, além de enviarem seus vídeos nas promoções e receberem notificações. Com mais de 10 milhões de downloads, apenas na Play Store, o aplicativo do SBT tem praticamente o mesmo número de usuários do que o GloboPlay e mais de dez vezes o da Record TV (Play Plus). Até o final deste ano serão lançadas novidades exclusivas para o aplicativo do SBT, que passará por uma completa reformulação, garante a assessoria de imprensa.

Outro ponto de destaque está na parceria do SBT com uma plataforma de streaming. O SBT já trabalha na solução de distribuição via streaming (live e VOD) através de parceria com o YouTube no modelo AVOD (gratuito para o usuário e o negócio se remunera com publicidade). Tendo mais de 7 milhões de seguidores, apenas na conta oficial do SBT Online, a emissora fica apenas atrás da Rede TV! Em número de inscritos. No entanto, enquanto a concorrente concentra num único canal todos os seus vídeos, o SBT é disparado o campeão nacional em conteúdo televisivo no YouTube com diversas contas de programas ultrapassando um milhão de inscritos e somando bilhões de visualizações.

Questionada pelo Bastidores da TV, sobre o modelo SVOD (como Globoplay e Playplus) a emissora está avaliando a oportunidade considerando as condições de mercado e tendências de consumo. Por enquanto, a parceria com o YouTube está sendo rentável mas não se descarta um serviço de streaming sob demanda próprio. Estudos já foram realizados e muitos conteúdos que a emissora tem direito, mas que não possuem muito espaço na atual programação, poderiam entrar no catálogo.

Siga/Participe:
*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV
E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin